A Motivação das Operadoras para Uso de Otimização e Novas Tecnologias

Tempo de leitura: 3 minutos

A Evolução de Tecnologias de Redes de Telecom

Nos dias de hoje, com a quantidade de informações disponíveis na Internet, os profissionais da área de telecomunicações conseguem acompanhar as evoluções tecnológicas e tendências nas suas áreas com facilidade. Muitos conceitos e tecnologias estão surgindo e outros se consolidando.

Conceitos como otimização de redes IP e de transmissão, cache de conteúdo, SDN (Software Defined Networks), orquestração, segment routing, entre outros, estão sendo amplamente discutidos nas operadoras de telecomunicações como as tecnologias do futuro para garantir a continuidade dos seus negócios.

Antes de buscar um aprofundamento nos conceitos da evolução tecnológica é preciso entender o principal motivador dessa evolução:

Aumento de tráfego maior que o aumento de receitas. Este efeito é conhecido como efeito tesoura (scissor effect).

Motivador: Efeito Tesoura (scissor effect)

Uma forma bem simples de constatar esse cenário é a conta de telefonia móvel.

Nos últimos anos as operadoras de telefonia celular vêm aumentando a quantidade de tráfego nas franquias de dados sem aumento de tarifas, gerando uma diminuição do valor pago pelo MB trafegado. Considerando que uma operadora tem um custo maior par encaminhar uma quantidade maior de tráfego, é possível perceber o cenário onde temos o aumento de tráfego que não é acompanhado pelo aumento de receitas.

É claro que esta é uma análise simplista e outros fatores devem ser considerados, como aumento da base de assinantes e o surgimento de novas tecnologias.

O Aumento do Tráfego das Redes de Telecom

Quais são os motivos para esse aumento considerável de tráfego? Os usuários estão cada vez mais conectados e principalmente utilizando serviços através de seus smartphones praticamente durante todo o dia.

Alguns desses serviços são: Facebook, WhatsApp, Youtube e Netflix. Esses serviços popularizaram o envio e recebimento de vídeos.

O tráfego de vídeo em 2016 correspondeu a 67% de todo o tráfego da Internet e a previsão para 2021 de acordo com a Cisco (www.cisco.com/go/vni) é de que o tráfego de vídeo vai corresponder a 80% de todo o tráfego da Internet. Um aumento de 19%.

Outra informação importante diz respeito ao tráfego mensal total por pessoa, a previsão é de passar de 19,9GB em 2016 para 35,5GB, um aumento de 78% no tráfego.

Com esta previsão de aumento de 78% no tráfego nos próximos 5 anos, as operadoras precisam estar preparadas para atender esse aumento de tráfego sem ter um aumento de custos de operação na mesma proporção.

Para atender a este objetivo, os tópicos da evolução tecnológica precisam ser implementados em tampo hábil.

Autor deste Artigo: Engenheiro Marcelo Vasconcelos

Compartilhe seu caso, e deixe seu comentário conosco!


Outros Artigos Publicados Sobre Redes de Telecomunicações

Em nosso blog, você pode encontrar diversos outros artigos relacionados com Telecomunicações. Para acessá-los, clique no respectivo título


Conheça o BiPTT, Aplicativo de Voz para Equipes de Trabalho

O BiPTT (www.biptt.com) é uma solução de comunicação instantânea de voz para empresas que transforma smartphones, tablets e notebooks em rádios comunicadores avançados. Clique no botão abaixo e Experimente Gratuitamente.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *