Pular para o conteúdo principal
Compartilhe:

A Utilidade dos Enlaces Rádio

Conforme artigo Soluções para Interligações em Redes de Telecomunicações, publicado neste Blog, enlaces rádio são adequados para operadoras de telecomunicações e para empresas que precisam interligar suas filiais e possuem viabilidade técnica para o estabelecimento do enlace.

Os enlaces rádio podem ser caracterizados de várias maneiras, porém, neste artigo, vamos focar na questão da regulamentação.

visada direta 01

A Regulamentação de Enlaces Rádio

Em qualquer lugar do mundo, o espectro de frequências é regulamentado pelos governos, através de normas específicas, que impõem controles rígidos para o seu uso.

Um ponto em comum e que possibilita uma flexibilidade na implementação de enlaces rádio, é o uso das chamadas frequências não licenciadas, que são provenientes das especificações IEEE 802.11 em suas diversas variações (802.11 a/b/g/n/ac etc).

Frequências Não Licenciadas

Mesmo essas frequências chamadas não licenciadas estão sujeitas a uma normatização para o seu uso, a única facilidade é não ser necessário o registro do seu uso junto ao órgão regulamentador, no caso do Brasil esse órgão é a Anatel – Agência Nacional de Telecomunicações.

O uso das frequências não licenciadas é feita pelo uso de equipamentos de radiocomunicação de radiação restrita, e está previsto no art. 163, § 2º, inciso I, da Lei nº 9.472, de 16 de julho de 1997. e regulamentado pela resolução nº 680, de 27 de junho de 2017.

A resolução nº 680, de 27 de junho de 2017 também especifica características técnicas para o uso dessas frequências.

Na prática, os enlaces que utilizam essas frequências fazem o uso de equipamentos específicos para esse fim e homologados pelas agências reguladoras, o equipamento homologado, significa que atende a todas as normas vigentes.

As frequências são comumente chamadas de “faixa de 2.4GHz” e “faixa de 5.4GHz”.

radios enlaces 04

Diferenças Entre as Faixas

Existem duas diferenças principais entre as duas faixas:

  • Alcance;
  • Capacidade;

Alcance

Enquanto enlaces da “faixa de 2.4GHZ” pode ter um alcance de algumas dezenas de quilômetros, enlaces na “faixa de 5.4GHz” operam apenas a alguns quilômetros.

Capacidade

Por outro lado, a “faixa de 5.4GHz” disponibiliza uma banda de transmissão em Mbps muito maior que a “faixa de 2.4GHz”.

Essas duas características devem ser consideradas no momento do projeto e a escolha adequada vai depender das limitações técnicas do projeto.

Equipamentos Utilizados

Os equipamentos para esse tipo de enlace são, em geral, do tipo bridges ethernet e são comercializados no formato de uma solução completa, com antena, alimentação elétrica, cabeamento, etc.

artigo marcelo 01Uma empresa pode se beneficiar desse tipo de enlace, sempre que houver viabilidade técnica para o estabelecimento do mesmo, pois não é necessário o licenciamento do uso de frequência.

tbs banner 3

A escolha da faixa de frequência deve ser feita levando em consideração a distância do enlace e a capacidade de transmissão em Mbps necessária para a conexão.

Desvantagem: Falta de Controle

O ponto negativo sobre esse tipo de tecnologia está justamente no fato de não ser necessário o licenciamento de uso e não haver um controle, com isso, diversas empresas podem querer utilizar um mesmo ponto de repetição e tornar o uso dessas frequências inviável.

Um exemplo dessa limitação ocorre na cidade do Rio de Janeiro, onde um ponto bastante conhecido de repetição de enlaces rádio é o Morro do Sumaré, próximo ao Cristo Redentor.

artigo marcelo 02

O Morro do Sumaré é utilizado há muitos anos por todas as operadoras de telecomunicações e empresas de rádio e TV, pois, possibilita a cobertura com visada direta de uma parte significativa da cidade do Rio de janeiro.

Quando os enlaces rádio em frequências não licenciadas se popularizou, rapidamente o Sumaré foi ocupado por diversos enlaces desse tipo e por conta disso, a interferência é tão grande que é difícil conseguir estabelecer um enlace nesta localidade.

As Vantagens: Flexibilidade, Facilidade e Custo X Benefício

Enlaces rádio em frequências não licenciadas possibilitam uma flexibilidade e facilidade de implementação que fazem com que esse tipo de ligação se torne bastante atrativa para pequenas e médias empresas, possibilitando a implementação de uma ligação de baixo custo de implementação e manutenção.

Um enlace desse tipo apresenta uma excelente relação custo X benefício em relação a contratação de enlaces com operadoras.


Autor deste Artigo: Engenheiro Marcelo Vasconcelos

Edição e Revisão: Paulo Florêncio, Diretor Comercial da Target Solutions

Se achou útil esse conteúdo, compartilhe.


A Target é Especializada em Softwares para Redes de Telecomunicações

A Target Solutions é uma empresa de Tecnologia da Informação e Comunicação, com foco no fornecimento de produtos, serviços, suporte e soluções de software para planejamento e gestão de redes de telecomunicações e TI.

Criamos e fornecemos soluções inteligentes para o mercado de provedores de internet e planejamento de redes de Telecomunicações, utilizando as tecnologias mais atuais nesse mercado em forte transformação. E com isso, almejamos ser a empresa referência e autoridade técnica em soluções de planejamento de rede de transmissão e inteligência de serviços de rede de banda larga.

Clique aqui para agendar um contato com um de nossos Consultores Especializados.

Target formato linkedin 09


Outros Artigos Publicados

Sobre Regulamentação da Anatel

Sobre Rede de Rádios Micro-ondas

Sobre Rede Fibra Óptica

Entre em contato
Compartilhe:

Deixe uma Resposta

Enviar uma mensagem
1
Precisa de ajuda?
Olá! Como podemos ajudá-lo?