Enlace Rádios em Telecomunicações

Tempo de leitura: 5 minutos

A Utilidade dos Enlaces Rádio

Conforme artigo Soluções para Interligações em Redes de Telecomunicações, publicado neste Blog, enlaces rádio são adequados para operadoras de telecomunicações e para empresas que precisam interligar suas filiais e possuem viabilidade técnica para o estabelecimento do enlace.

Os enlaces rádio podem ser caracterizados de várias maneiras, porém, neste artigo, vamos focar na questão da regulamentação.

A Regulamentação de Enlaces Rádio

Em qualquer lugar do mundo, o espectro de frequências é regulamentado pelos governos, através de normas específicas, que impõem controles rígidos para o seu uso.

Um ponto em comum e que possibilita uma flexibilidade na implementação de enlaces rádio, é o uso das chamadas frequências não licenciadas, que são provenientes das especificações IEEE 802.11 em suas diversas variações (802.11 a/b/g/n/ac etc).

Frequências Não Licenciadas

Mesmo essas frequências chamadas não licenciadas estão sujeitas a uma normatização para o seu uso, a única facilidade é não ser necessário o registro do seu uso junto ao órgão regulamentador, no caso do Brasil esse órgão é a Anatel – Agência Nacional de Telecomunicações.

O uso das frequências não licenciadas é feita pelo uso de equipamentos de radiocomunicação de radiação restrita, e está previsto no art. 163, § 2º, inciso I, da Lei nº 9.472, de 16 de julho de 1997. e regulamentado pela resolução nº 680, de 27 de junho de 2017.

A resolução nº 680, de 27 de junho de 2017 também especifica características técnicas para o uso dessas frequências.

Na prática, os enlaces que utilizam essas frequências fazem o uso de equipamentos específicos para esse fim e homologados pelas agências reguladoras, o equipamento homologado, significa que atende a todas as normas vigentes.

As frequências são comumente chamadas de “faixa de 2.4GHz” e “faixa de 5.4GHz”.

Diferenças Entre as Faixas

Existem duas diferenças principais entre as duas faixas:

  • Alcance;
  • Capacidade;

Alcance

Enquanto enlaces da “faixa de 2.4GHZ” pode ter um alcance de algumas dezenas de quilômetros, enlaces na “faixa de 5.4GHz” operam apenas a alguns quilômetros.

Capacidade

Por outro lado, a “faixa de 5.4GHz” disponibiliza uma banda de transmissão em Mbps muito maior que a “faixa de 2.4GHz”.

Essas duas características devem ser consideradas no momento do projeto e a escolha adequada vai depender das limitações técnicas do projeto.

Equipamentos Utilizados

Os equipamentos para esse tipo de enlace são, em geral, do tipo bridges ethernet e são comercializados no formato de uma solução completa, com antena, alimentação elétrica, cabeamento, etc.

Uma empresa pode se beneficiar desse tipo de enlace, sempre que houver viabilidade técnica para o estabelecimento do mesmo, pois não é necessário o licenciamento do uso de frequência.

A escolha da faixa de frequência deve ser feita levando em consideração a distância do enlace e a capacidade de transmissão em Mbps necessária para a conexão.

Desvantagem: Falta de Controle

O ponto negativo sobre esse tipo de tecnologia está justamente no fato de não ser necessário o licenciamento de uso e não haver um controle, com isso, diversas empresas podem querer utilizar um mesmo ponto de repetição e tornar o uso dessas frequências inviável.

Um exemplo dessa limitação ocorre na cidade do Rio de Janeiro, onde um ponto bastante conhecido de repetição de enlaces rádio é o Morro do Sumaré, próximo ao Cristo Redentor.

O Morro do Sumaré é utilizado há muitos anos por todas as operadoras de telecomunicações e empresas de rádio e TV, pois, possibilita a cobertura com visada direta de uma parte significativa da cidade do Rio de janeiro.

Quando os enlaces rádio em frequências não licenciadas se popularizou, rapidamente o Sumaré foi ocupado por diversos enlaces desse tipo e por conta disso, a interferência é tão grande que é difícil conseguir estabelecer um enlace nesta localidade.

As Vantagens: Flexibilidade, Facilidade e Custo X Benefício

Enlaces rádio em frequências não licenciadas possibilitam uma flexibilidade e facilidade de implementação que fazem com que esse tipo de ligação se torne bastante atrativa para pequenas e médias empresas, possibilitando a implementação de uma ligação de baixo custo de implementação e manutenção.

Um enlace desse tipo apresenta uma excelente relação custo X benefício em relação a contratação de enlaces com operadoras.

Autor deste Artigo: Engenheiro Marcelo Vasconcelos

Compartilhe seu caso, e deixe seu comentário conosco!


Outros Artigos Publicados Sobre Redes de Telecom

Em nosso blog, você pode encontrar diversos outros artigos relacionados com Telecomunicações. Para acessá-los, clique no respectivo título


Conheça o BiPTT, Aplicativo de Voz para Equipes de Trabalho

O BiPTT (www.biptt.com) é uma solução de comunicação instantânea de voz para empresas que transforma smartphones, tablets e notebooks em rádios comunicadores avançados. Clique no botão abaixo e Experimente Gratuitamente.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *