Relatório de Conformidade para Estações de Telecomunicações

Tempo de leitura: 6 minutos

Num mundo cada vez mais conectado, onde o smartphone é um acessório indispensável, é cada vez maior a demanda por estações de telecomunicações.

Essas estações podem atender aos serviços de comunicação móvel celular, enlaces para usuários finais e até mesmo outras estações.

Uma empresa que faz uso dessas estações precisa gerar e controlar os Relatórios de Conformidade para suas estações de telecomunicações.

Neste artigo será apresentada a importância do Relatório de Conformidade do ponto de vista do controle de emissões eletromagnéticas e do gerenciamento do ciclo de vida desses relatórios.

A Legislação Aplicável

Em um ambiente densamente povoado como as grandes cidades, existe a preocupação com as emissões eletromagnéticas.

Um ambiente com diversas operadoras de telefonia celular, empresas fazendo uso de enlaces rádio e os pontos de acesso de rede sem fio, é necessário algum tipo de controle para garantir que as emissões estejam dentro de um limite aceitável.

Os limites recomendados pela Organização Mundial de Saúde (OMS) são os adotados pela Comissão Internacional de Proteção contra Radiação Não Ionizante (clique aqui para acessar o ICNIRP).

No Brasil, o tema é tratado especificamente pela Lei nº 11.934, de 5 de maio de 2009 que dispõe sobre limites à exposição humana a campos elétricos, magnéticos e eletromagnéticos e a Resolução nº 303, de 2 de julho de 2002 que aprova o Regulamento sobre Limitação da Exposição a Campos Elétricos, Magnéticos e Eletromagnéticos na Faixa de Radiofrequências entre 9 kHz e 300 GHz.

Em linhas gerais essas legislações obrigam que toda estação de telecomunicações controle as suas emissões através de cálculos teóricos, medições em campo ou uma combinação dos dois.

O Relatório de Conformidade

O Relatório de Conformidade é o documento que contém a memória de cálculo dos campos eletromagnéticos produzidos e os resultados das medições em campo, quando necessárias, para demonstrar o atendimento aos limites de exposição estabelecidos.

O relatório também contém a indicação clara e conclusiva de que o funcionamento da estação, nas condições de sua avaliação, atende a legislação vigente.

Grande parte das estações possuem em seus Relatório de Conformidade, apenas as informações geradas através dos cálculos teóricos, ou seja, não são necessárias as medições em campo.

Relatório de Conformidade = Laudos Radiométricos

Os Relatórios de Conformidade também são comumente conhecidos como Laudos Radiométricos.

O Relatório de Conformidade é o primeiro documento que precisa ser gerado em uma estação, do ponto de vista de controle de emissão eletromagnética, dependendo dos resultados encontrados através dos cálculos teóricos, serão necessárias medições em campo ou não.

Sempre que os limites forem ultrapassados, são necessárias as medições teóricas, em alguns casos, quando a emissão ultrapassa 2/3 do limite, as medições em campo também se fazem necessárias.

Os Relatórios de Conformidade precisam ser elaborados por profissionais habilitados e contam com toda a memória de cálculo considerando todos os equipamentos (rádios, amplificadores, antenas, torres, etc.)  e indicando se a soma de todas as emissões está dentro dos padrões estabelecidos na legislação vigente.

Quanto maior a Rede, Maior a Quantidade de Informações a Gerenciar

Para redes com poucas estações de telecomunicações, gerenciar o ciclo de vida dos relatórios e demais documentações é uma atividade simples, porém em ambientes com dezenas de estações, as informações crescem consideravelmente.

É necessário o uso de ferramentas específicas para garantir a consistência dos relatórios e o controle de versionamento.

Adicionalmente, sempre que um novo enlace for adicionado à estação, existe a necessidade de atualização do relatório.

A Importância do Controle de Emissões Eletromagnéticas

O controle de emissões eletromagnéticas é muito importante para garantir um ambiente saudável em nossas cidades, evitando a exposição excessiva a emissões eletromagnéticas.

Os Relatórios de Conformidade são uma importante ferramenta para esse controle.

Além do controle de emissões, é muito importante que as empresas utilizem uma gestão eficiente do ciclo de vida dos Relatórios de Conformidade, evitando a necessidade de uma equipe grande para esse gerenciamento.

Também é importante fazer uso de ferramentas específicas para auxiliar nessa atividade.


A Target é Especializada em Projetos de Enlaces Rádio

Projetos de enlaces rádio possuem diversas características técnicas que devem ser considerados e geram uma grande massa de dados que precisam ser gerenciados.

Grandes operadoras de telecomunicações, que possuem milhares de enlaces rádio, assim como empresas em geral, mesmo com uma quantidade menor de enlaces rádio, precisam ter o total controle de seus projetos.

Continuem acompanhando nosso blog para conhecerem mais sobre como gerenciar grandes quantidades de Enlaces Rádio de forma eficiente, reduzindo custos e evitando penalizações por parte dos órgãos reguladores.

Autor deste Artigo: Engenheiro Marcelo Vasconcelos

Compartilhe seu caso, e deixe seu comentário conosco!


Outros Artigos Publicados Sobre Redes de Telecomunicações

Em nosso blog, você pode encontrar diversos outros artigos relacionados com Telecomunicações. Para acessá-los, clique no respectivo título


Conheça o BiPTT, Aplicativo de Voz para Equipes de Trabalho

O BiPTT (www.biptt.com) é uma solução de comunicação instantânea de voz para empresas que transforma smartphones, tablets e notebooks em rádios comunicadores avançados. Clique no botão abaixo e Experimente Gratuitamente.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *