Pular para o conteúdo principal
Compartilhe:

Redes de Computadores: Aliado Imprescindível das Empresas

A importância das redes de computadores para empresas é bastante conhecida por executivos em diversos ramos empresariais.

Esse recurso auxilia as atividades do dia-a-dia e proporcionou nos últimos 20 anos uma revolução em diversos negócios.

Atualmente, com o aumento da competitividade e a pressão para redução de custos, as empresas estão fazendo uso de novos recursos como a computação em nuvem, que vem atraindo cada vez mais investimentos para otimização de investimentos e aumento de competitividade.

A velocidade com que os negócios estão evoluindo, a criação de novas empresas e soluções fazem com que as redes de computadores desempenhem um papel de maior protagonismo em empresas de diversos tamanhos.

Este artigo tem por finalidade apresentar alguns pontos que colaboram com o aumento da importância das redes de computadores como ativos estratégicos em ambientes corporativos, as funcionalidades estratégicas para redes de computadores e as habilidades que os engenheiros de rede precisam adotar.

banda larga 02

Redes de Computadores: Ativo Estratégico

Há algumas décadas pagava-se o equivalente a milhares de reais por menos armazenamento de memória nos computadores, algo por volta de megabytes; já hoje, por poucos reais ao mês, você pode ter acesso a terabytes devido ao advento da nuvem.

Além da redução do custo pelo armazenamento, a computação em nuvem também reduziu o custo para manter estruturas de data center em pequenas e médias empresas.

Serviços como armazenamento de arquivos, e-mail corporativo, comunicação instantânea podem ser utilizados diretamente na nuvem.

Essa tendência deixa evidente a importância do uso das redes de computadores, reduzindo custos e aumentando a eficiência das empresas.

Mobile Devices 05

Funcionalidades Estratégicas das Redes de Computadores

Segundo Ed Meyercord, presidente e CEO da  Extreme (no site www.networkworld.com), 56% dos  grandes CEOs alegam ter atingido maiores lucros com a transformação digital e 58% dizem que a sua prioridade é o crescimento.

As áreas que receberão maiores investimentos serão as de IoT (internet of things), cloud, inteligência artificial, mobilidade e cyber segurança; e para isso ser possível deve-se investir maciçamente nas redes de computadores, justificando o porquê de essa ferramenta ser considerada o pilar estratégico de toda essa transformação digital.

Os dois principais pontos de melhoria desta implementação são a falta de agilidade em se fazer mudanças rapidamente de acordo com as necessidades das empresas e a estagnação dos times de redes com relação à forma de trabalhar que ainda remontam aos anos 90, sendo necessário uma grande quantidade de engenheiros para operar uma pequena quantidade de equipamentos.

Existe urgência em se realizar mudanças o quanto antes para que os negócios dentro das empresas se tornem cada vez mais competitivos.

shutterstock 124620640

Habilidades que os Engenheiros de Rede Precisam Adotar

Sabe-se que hoje em dia para que haja minimização de custos operacionais se faz necessário haver investimento na automatização da área de TI das empresas.

Tal melhoria diminui a redundância de atividades que retardam a execução de tarefas cotidianas.

Automatização deve ser encarada como aliada da maximização de lucros uma vez que os insumos e recursos poderão se concentrar nas atividades principais das instituições.

Para conhecer mais sobre processo de automação de processos em operadoras de telecomunicações acesse nosso artigo Automação de Processos para Redução de Custos em Operadoras Telecom.

Ainda há estruturas antigas de 20 anos atrás, é preciso revê-las e modificá-las para dar suporte às novas demandas.

Para que haja automatização e mais agilidade nas redes de computadores, é primordial que ocorra reestruturação desse modo de trabalho para que se possa utilizar metodologias empregadas em tecnologias de nuvem para data centers locais e WANs (wide area network).

shutterstock 291603116

A Conectividade é o Carro-chefe do Mundo

E a análise de dados oriundos dos dispositivos  conectados é capaz de fornecer informações para tomada de decisões estratégicas das corporações; dessa forma, mudando o processo de negócios empresariais.

O machine learning auxilia na coleta e análise de dados mais rapidamente, organizando-os de tal forma que se possa ajustar a rede para uma performance ótima.

Softwares estão sendo submetidos a cada vez mais processos de inovação.

Os produtos possuem APIs (Application Programming Interface) ricas para interagir com eles e são programáveis ​​usando linguagens modernizadas.

Isso permite que os profissionais de redes extraiam informações do produto sem ter que passar pela interface de linha de comando CLI (Command line interface).

tbs banner 3

Além disso, switches e roteadores hoje podem ser gerenciados por meio de ferramentas de orquestração, como:

  • Puppet (utilitário para gerenciamento de configuração de código livre);
  • Ansible (ferramenta de automatização); e
  • Chef (ferramenta de configuração de gerenciamento);

É essencial entender como fazer chamadas de API e escrever scripts básicos.

shutterstock 372903454

Mudando o Mindset

São evidentes a urgência e a necessidade da reformulação do pensamento e da arquitetura de redes.

Sem perceber isso, as grandes instituições perderão muito em custo de oportunidade.

É necessário adotar novas estruturas de redes de computadores para que se possa otimizar os investimentos e aumentar a margem de lucro e consequentemente tornar-se mais competitivos no mercado globalizado.

Deixar de dar atenção a esses aspectos pode ocasionar perda de eficiência que por sua vez é um quesito decisivo na permanência em um mercado extremamente dinâmico.

As grandes empresas que investirem nesses novos alicerces com certeza se destacarão com largas vantagens competitivas.

As redes de computadores devem ser consideradas como ativos e aliados importantes de ferramenta estratégica de negócios.

Portanto, manter-se atuando vigorosamente no mercado implica em investimento a fim de não sucumbir às pressões externas e sim ditar o ritmo para os concorrentes.

Via “It’s time for network professionals to elevate their game


Autor deste Artigo: Estudante de Engenharia Bruna Aragão Souza, orientada pelo Engenheiro Marcelo Vasconcelos

Compartilhe seu caso, e deixe seu comentário conosco!


Edição e Revisão: Paulo Florêncio, Diretor Comercial da Target Solutions (twitter @paulofm)


Outros Artigos Publicados Sobre Redes de Telecomunicações

Em nosso blog, você pode encontrar diversos outros artigos relacionados com Telecomunicações. Para acessá-los, clique no respectivo título


A Target é Especializada em Projetos de Enlaces Rádio

 

postagens linkedin 02

Projetos de enlaces rádio possuem diversas características técnicas que devem ser considerados e geram uma grande massa de dados que precisam ser gerenciados.

Grandes operadoras de telecomunicações, que possuem milhares de enlaces rádio, assim como empresas em geral, mesmo com uma quantidade menor de enlaces rádio, precisam ter o total controle de seus projetos.

Continuem acompanhando nosso blog para conhecerem mais sobre como gerenciar grandes quantidades de Enlaces Rádio de forma eficiente, reduzindo custos e evitando penalizações por parte dos órgãos reguladores.


Entre em contato
Compartilhe:

Deixe uma Resposta

Enviar uma mensagem
1
Precisa de ajuda?
Olá! Como podemos ajudá-lo?