Pular para o conteúdo principal
Compartilhe:

Introdução

Muito se fala sobre a Tecnologia Fiber to the Home (FTTH) e os Serviços em Fibra Óptica (clique e saiba mais) bem como a popularização da mesma.

Atualmente, o crescimento dessa tecnologia já representa grande impacto na sociedade e Investimentos em Redes de Fibra Óptica são cada vez mais altos (clique e saiba mais).

Trata- se de um mercado em constante evolução e, consequentemente, muito lucrativo.

Contudo, para que esse lucro consiga ser alcançado, é preciso primeiramente muita atenção em uma atividade que nem sempre é tratada da forma correta: o planejamento da rede.

Em geral, provedores que não dedicam a devida atenção à essa atividade encontram enormes dificuldades em desenvolver seu serviço.

Prosperar fica mais difícil e boa parte desses provedores acabam fechando as portas sem conseguirem impactar o mercado da forma que idealizaram.

Neste artigo, serão apresentadas as três etapas para um planejamento eficaz e escalável de uma rede FTTH, sendo elas:

  • planejamento estratégico;
  • planejamento de alto nível;
  • detalhamento do planejamento;

Além do mais, serão encontradas algumas recomendações a serem implementadas no decorrer de cada fase.

Artigo 01 Thiago Como planejar sua rede FTTH Fig01


Planejamento Estratégico

É a primeira etapa do planejamento de uma rede FTTH e consiste basicamente em se pensar na logística de seu projeto.

São decididas questões como: a viabilidade do projeto assim como quando e onde deve ser posto em prática.

Além disso, decide-se que tipo de arquitetura de rede e tecnologias serão implementadas.

Nessa fase, é importante conhecer o mercado local, com seus potenciais assinantes e o grau de competitividade com outros provedores.

Por último, mas não menos importante, é necessário também estar a par dos detalhes regulatórios envolvendo a instalação da nova rede.

Baseado nestas informações, o gerente de projetos pode estimar os custos de implementação e classificar subáreas de acordo com o grau de interesse que representam, possibilitando também a comparação de diferentes cenários técnicos para a construção da rede.


Planejamento de Alto Nível

Após o desenvolvimento do planejamento estratégico, é necessário detalhar a estrutura da rede, por meio do desenvolvimento de um design de mais alto nível.

Decisões envolvendo o posicionamento de Pontos de Presença (POPs) e Pontos de Distribuição de Fibra (FDPs), assim como as conexões a serem feitas e as regiões que serão servidas por cada ponto de distribuição,  serão desenvolvidas nessa etapa de planejamento.

Dois tipos de informação georreferenciada são requisitados para o design eficaz nessa etapa:

  • pontos de demanda e
  • rotas da rede.

Dessa forma, gera-se um orçamento mais bem elaborado dos materiais e equipamentos necessários para a construção da rede.

A utilização de uma ferramenta para automatizar esse processo é altamente recomendável, pois as escolhas dos pontos de demanda e das rotas de rede envolvem inúmeros fatores e restrições.

O uso de softwares contribui para que se possa alcançar máxima otimização nessa etapa de planejamento.

Artigo 01 Thiago Como planejar sua rede FTTH Fig02

tbs banner 3

Detalhamento do Planejamento

Finalmente, a etapa final do nosso planejamento.

Esta fase consiste em gerar o plano de execução, incluindo a documentação da rede e toda informação necessária para que o projeto possa ser executado.

Todos os dados utilizados no planejamento de alto nível devem ser reutilizados para detalhamento nesta etapa.

Isso inclui dados georreferenciados de ruas, edifícios e endereços residenciais, bem como tabelas com gastos de aquisição e instalação de componentes.

Decisões sobre a estrutura da rede (número e localização de POPs e FDPs, áreas servidas por esses pontos e as rotas de cabos da rede) devem ser o ponto de partida para o detalhamento do planejamento da rede.

Neste estágio, deve ser proposto também o plano de execução, com detalhes precisos para a instalação da nova rede.


A Importância do Planejamento de Redes

O planejamento de redes é um tema de grande importância para provedores de todos os tamanhos, as etapas do planejamento precisa ser seguidas para garantir o melhor retorno de investimento possível.

A mensagem mais importante para cada uma das etapas é:

Planejamento Estratégico

Consiste em arquitetar a logística de seu projeto.

Planejamento de Alto Nível

Tem a função de detalhar a estrutura da rede, por meio do desenvolvimento de design de mais alto nível.

Detalhamento do Planejamento

Representa a geração do plano de execução do projeto.


Benefícios de Planejar em Etapas

Seguindo essas etapas e tomando os devidos cuidados abordados neste artigo, o provedor não só estará bem preparado tecnicamente para começar a comercializar o serviço de implantação de uma rede FTTH, mas também estará em condições de gerar informações de grande valor para o futuro de seu negócio, como grande potencial de atendimentos a novos assinantes e o grau de competitividade com outros provedores, por exemplo.

Assim, conclui-se que de forma a estabelecer uma rede FTTH eficaz e escalável, bem como otimizar gastos durante a instalação, um planejamento cuidadoso e detalhado é um requisito indispensável para o provedor que deseja entrar, de maneira correta, no mercado.


Este artigo não tem como objetivo esgotar a exposição deste tema, nem tampouco de avançar em todos os seus detalhes. Seu objetivo é trazer uma abordagem introdutória, que posteriormente ser complementados por novos artigos com maior aprofundamento.


Autor deste Artigo: Estudante de Engenharia Thiago Castro, orientado pelo Engenheiro Marcelo Vasconcelos

Edição e Revisão: Paulo Florêncio, Diretor Comercial da Target Solutions

Se achou útil esse conteúdo, compartilhe.


A Target é Especializada em Softwares para Redes de Telecomunicações

A Target Solutions é uma empresa de Tecnologia da Informação e Comunicação, com foco no fornecimento de produtos, serviços, suporte e soluções de software para planejamento e gestão de redes de telecomunicações e TI.

Criamos e fornecemos soluções inteligentes para o mercado de provedores de internet e planejamento de redes de Telecomunicações, utilizando as tecnologias mais atuais nesse mercado em forte transformação. E com isso, almejamos ser a empresa referência e autoridade técnica em soluções de planejamento de rede de transmissão e inteligência de serviços de rede de banda larga.

Clique aqui para agendar um contato com um de nossos Consultores Especializados.

Target formato linkedin 09


Outros Artigos Publicados

Sobre Regulamentação da Anatel

Sobre Rede de Rádios Micro-ondas

Sobre Rede Fibra Óptica


 

Entre em contato
Compartilhe:

Deixe uma Resposta

Enviar uma mensagem
1
Precisa de ajuda?
Olá! Como podemos ajudá-lo?