Planejamento de Rede FTTH

Tempo de leitura: 6 minutos

Introdução

Muito se fala sobre a Tecnologia Fiber to the Home (FTTH) e os Serviços em Fibra Óptica (clique e saiba mais) bem como a popularização da mesma.

Atualmente, o crescimento dessa tecnologia já representa grande impacto na sociedade e Investimentos em Redes de Fibra Óptica são cada vez mais altos (clique e saiba mais).

Trata- se de um mercado em constante evolução e, consequentemente, muito lucrativo.

Contudo, para que esse lucro consiga ser alcançado, é preciso primeiramente muita atenção em uma atividade que nem sempre é tratada da forma correta: o planejamento da rede.

Em geral, provedores que não dedicam a devida atenção à essa atividade encontram enormes dificuldades em desenvolver seu serviço.

Prosperar fica mais difícil e boa parte desses provedores acabam fechando as portas sem conseguirem impactar o mercado da forma que idealizaram.

Neste artigo, serão apresentadas as três etapas para um planejamento eficaz e escalável de uma rede FTTH, sendo elas:

  • planejamento estratégico;
  • planejamento de alto nível;
  • detalhamento do planejamento;

Além do mais, serão encontradas algumas recomendações a serem implementadas no decorrer de cada fase.


Planejamento Estratégico

É a primeira etapa do planejamento de uma rede FTTH e consiste basicamente em se pensar na logística de seu projeto.

São decididas questões como: a viabilidade do projeto assim como quando e onde deve ser posto em prática.

Além disso, decide-se que tipo de arquitetura de rede e tecnologias serão implementadas.

Nessa fase, é importante conhecer o mercado local, com seus potenciais assinantes e o grau de competitividade com outros provedores.

Por último, mas não menos importante, é necessário também estar a par dos detalhes regulatórios envolvendo a instalação da nova rede.

Baseado nestas informações, o gerente de projetos pode estimar os custos de implementação e classificar subáreas de acordo com o grau de interesse que representam, possibilitando também a comparação de diferentes cenários técnicos para a construção da rede.


Planejamento de Alto Nível

Após o desenvolvimento do planejamento estratégico, é necessário detalhar a estrutura da rede, por meio do desenvolvimento de um design de mais alto nível.

Decisões envolvendo o posicionamento de Pontos de Presença (POPs) e Pontos de Distribuição de Fibra (FDPs), assim como as conexões a serem feitas e as regiões que serão servidas por cada ponto de distribuição,  serão desenvolvidas nessa etapa de planejamento.

Dois tipos de informação georreferenciada são requisitados para o design eficaz nessa etapa:

  • pontos de demanda e
  • rotas da rede.

Dessa forma, gera-se um orçamento mais bem elaborado dos materiais e equipamentos necessários para a construção da rede.

A utilização de uma ferramenta para automatizar esse processo é altamente recomendável, pois as escolhas dos pontos de demanda e das rotas de rede envolvem inúmeros fatores e restrições.

O uso de softwares contribui para que se possa alcançar máxima otimização nessa etapa de planejamento.


Detalhamento do Planejamento

Finalmente, a etapa final do nosso planejamento.

Esta fase consiste em gerar o plano de execução, incluindo a documentação da rede e toda informação necessária para que o projeto possa ser executado.

Todos os dados utilizados no planejamento de alto nível devem ser reutilizados para detalhamento nesta etapa.

Isso inclui dados georreferenciados de ruas, edifícios e endereços residenciais, bem como tabelas com gastos de aquisição e instalação de componentes.

Decisões sobre a estrutura da rede (número e localização de POPs e FDPs, áreas servidas por esses pontos e as rotas de cabos da rede) devem ser o ponto de partida para o detalhamento do planejamento da rede.

Neste estágio, deve ser proposto também o plano de execução, com detalhes precisos para a instalação da nova rede.


A Importância do Planejamento de Redes

O planejamento de redes é um tema de grande importância para provedores de todos os tamanhos, as etapas do planejamento precisa ser seguidas para garantir o melhor retorno de investimento possível.

A mensagem mais importante para cada uma das etapas é:

Planejamento Estratégico

Consiste em arquitetar a logística de seu projeto.

Planejamento de Alto Nível

Tem a função de detalhar a estrutura da rede, por meio do desenvolvimento de design de mais alto nível.

Detalhamento do Planejamento

Representa a geração do plano de execução do projeto.


Benefícios de Planejar em Etapas

Seguindo essas etapas e tomando os devidos cuidados abordados neste artigo, o provedor não só estará bem preparado tecnicamente para começar a comercializar o serviço de implantação de uma rede FTTH, mas também estará em condições de gerar informações de grande valor para o futuro de seu negócio, como grande potencial de atendimentos a novos assinantes e o grau de competitividade com outros provedores, por exemplo.

Assim, conclui-se que de forma a estabelecer uma rede FTTH eficaz e escalável, bem como otimizar gastos durante a instalação, um planejamento cuidadoso e detalhado é um requisito indispensável para o provedor que deseja entrar, de maneira correta, no mercado.


Este artigo não tem como objetivo esgotar a exposição deste tema, nem tampouco de avançar em todos os seus detalhes. Seu objetivo é trazer uma abordagem introdutória, que posteriormente ser complementados por novos artigos com maior aprofundamento.


Autor deste Artigo: Estudante de Engenharia Thiago Castro, orientado pelo Engenheiro Marcelo Vasconcelos

Edição e Revisão: Paulo Florêncio, Diretor Comercial da Target Solutions

Compartilhe seu caso, e deixe seu comentário conosco!


A Target é Especializada em Softwares para Redes de Telecomunicações

A Target Solutions é uma empresa de Tecnologia da Informação e Comunicação, com foco no fornecimento de produtos, serviços, suporte e soluções de software para planejamento e gestão de redes de telecomunicações e TI.

Criamos e fornecemos soluções inteligentes para o mercado de provedores de internet e planejamento de redes de Telecomunicações, utilizando as tecnologias mais atuais nesse mercado em forte transformação.

Trabalhamos para prover produtos e soluções inteligentes para atender o mercado de provedores de serviços de internet e de redes de telecomunicações em seus desafios tecnológicos crescentes e de potencial de disrupção.

E com isso, almejamos ser a empresa referência e autoridade técnica em soluções de planejamento de rede de transmissão e inteligência de serviços de rede de banda larga.

Clique aqui para agendar um contato com um de nossos Consultores Especializados.


 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *