Pular para o conteúdo principal
Compartilhe:

Introdução

Sistemas legados são compostos por softwares que foram desenvolvidos a algumas décadas atrás e funcionam até hoje.

Porém, apesar de funcionarem, os sistemas legados irão falhar um dia, caso nada seja feito.

Esses sistemas são utilizados diariamente, seja direta ou indiretamente e em diversas indústrias.

São sistemas de saúde, bancários, sistemas de universidades, fábricas, empresas de telecomunicações, energia e até de agências espaciais como a NASA (National Aeronautics and Space Administration) ou a CNES (Centre National des Etudes Spatiales), a agências espaciais norte americana e francesa, respectivamente.

No artigo Server Legacy Emulation: A Solução para o Risco do Hardware Legado, são apresentadas as soluções mais comuns para atender a necessidade de continuidade dos negócios que dependem de plataformas de Hardware legados.

Dentre as possíveis soluções, se destaca a emulação do hardware legado em uma máquina moderna em ambiente de nuvem, onde é possível manter o software original intacto como uma possibilidade que tem sido utilizada por empresas em diferentes segmentos.

A emulação de sistemas legados (Server Legacy Emulation) tem como referência mundial a empresa suíça Stromasys cuja solução de emulação se chama CHARON e emula sistemas abrigados em diversos servidores.

Alguns exemplos são:

  • SunSPARC Systems;
  • HP 3000;
  • DEC AlphaServer;
  • PDP-11;
  • VAX;

Recentemente, em dezembro de 2018 a Target Solutions celebrou uma importante parceria com a Stromasys, possibilitando assim, disponibilizar esta solução ao Brasil.

Neste artigo, abordaremos esta solução contextualizando-a em diversas indústrias.

Artigo 01 Lucas Stromasys em Diferentes Ind%C3%BAstrias Fig01


Wheeler Manufacturing: Solução para seu Sistema Legado com CHARON-AXP

A Wheeler Manufacturing. Co., Inc. projeta, produz e comercializa jóias por atacado.

Hoje, é a principal fornecedora de jóias para os varejistas que atendem a turistas em busca de souvenirs.

Localizada em Dakota do Sul, EUA, produz jóias desde 1946.

Artigo 01 Lucas Stromasys em Diferentes Ind%C3%BAstrias Fig02

Em 2014, um dos drives do AlphaServer – servidor crítico para os negócios na Wheeler Manufacturing – falhou durante o horário comercial.

A Wheeler perdeu um dia de produção além de tudo que estava no drive, e foram necessários três dias para receber o suporte necessário da HP.

Após a queima do drive do AlphaServer, Tony Waller, CIO da Wheeler Manufacturing, recebeu a indicação de considerar a solução CHARON da Stromasys.

Artigo 01 Lucas Stromasys em Diferentes Ind%C3%BAstrias Fig03

A equipe de Wheeler pesquisou e optou por contratar o serviço.

Os engenheiros da Stromasys começaram a instalação em uma manhã de terça-feira, e no final da quinta-feira tudo estava configurado.

Eles completaram a instalação de forma eficiente e efetiva, para que o ambiente virtual executasse os aplicativos originais como antes.

Com o Charon instalado, o throughput foi aproximadamente duplicado.

Waller explica:

“Todo o nosso software funciona como sempre, apenas duas vezes mais rápido.”

Charon provou ser uma porta de entrada para continuidade dos negócios para a Wheeler Manufacturing.

Como Waller acrescenta:

“Nossos usuários finais não têm como saber que o software não está sendo executado no servidor Alpha, exceto que os processos levam metade do tempo que costumavam levar. As aplicações funcionam exatamente como antes da instalação do Charon, mas agora o sistema é mais confiável e mais rápido.”

Raffles Medical Group: Rapidez, Estabilidade e Confiabilidade no CHARON-AXP DS20

Raffles Medical Group (RMG) é uma provedora líder de serviços de saúde privados integrados na Ásia, operando instalações médicas em treze cidades em Cingapura, e também na China, Japão, Vietnã, Camboja, Brunei e Bangladesh, contando com associados em toda a região da Ásia-Pacífico.

É o único fornecedor médico privado em Singapura que possui e opera uma organização de saúde totalmente integrada.

Ela compreende um hospital terciário, uma rede de clínicas de medicina familiar e odontológica, serviços de seguros, clínicas de medicina tradicional Japonesa e Chinesa e uma divisão de saúde do consumidor.

Fundada em 1976, a RMG atende mais de 2 milhões de pacientes hoje e mais de 6.800 clientes corporativos a cada ano.

O RMG tem uma equipe de 2.500 pessoas, incluindo 360 médicos.

Com todo esse porte é de se imaginar a complexidade de suas aplicações e o tamanho do servidor que as roda.

O sistema de TI do grupo dependia do popular servidor Hewlett-Packard Alpha DS20, que rodava várias aplicações para gerenciar dados de pacientes e registros médicos, bem como farmácia e sistemas de inventário.

Artigo 01 Lucas Stromasys em Diferentes Ind%C3%BAstrias Fig04

Quando a HP parou de fabricar o Alpha DS20, a Raffles percebeu que a manutenção poderia ficar um pouco complicada.

De fato, peças sobressalentes e técnicos capacitados se tornaram mais escassos.

Além disso, o armazenamento no Alpha DS20 era limitado.

Como os planos de expansão do Grupo em Cingapura e região demandavam mais capacidade, uma alternativa era necessária urgentemente.

tbs banner 3

O desafio era encontrar uma solução que pudesse corresponder e, idealmente, melhorar o desempenho do servidor Alpha DS20 em termos de confiabilidade, estabilidade e capacidade.

Porque as clínicas do grupo funcionam sem parar, sete dias por semana, a transição para o novo sistema tinha de ser bem feita, com o mínimo de tempo de inatividade.

Após um período de intensa deliberação e avaliação, o Raffles Medical Group decidiu experimentar o software CHARON-AXP DS20.

A migração para o CHARON -AXP DS20 foi feita em um final de semana e durou um total de 7 horas, impressionando a equipe do RMC.

Seis meses depois, o Raffles Medical Group comprou uma licença para duas CPUs adicionais do sistema existente e fizeram um upgrade para o CHARON-AXP ES40, a fim de aumentar a capacidade de armazenamento de dados.

A satisfação pode ser vista na fala de Ng Ngan Yin:

“A estabilidade e confiabilidade do software CHARON-AXP era exatamente o que esperávamos. A migração para o novo servidor Intel® HP Proliant foi perfeita, mantendo a interface do usuário e a estabilidade do HP DS20. A introdução do Charon não exigiu ajustes por parte de nossos profissionais médicos e da equipe de suporte, que dependem do sistema. O uso foi como de costume para eles. ”

Thales Alenia Space: Segurança e Custo x Benefício na Solução CHARON-SSP

Combinando 40 anos de experiência, a Thales Alenia Space Architects – uma empresa franco-italiana – projeta e fornece soluções de alta tecnologia para telecomunicações, navegação, observação da Terra, gestão ambiental, exploração, ciência e infra-estruturas orbitais.

Ela é uma das principais projetistas de satélites, plataformas e cargas (payloads) de telecomunicações do mundo.

O segmento de telecomunicações é responsável por metade dos negócios da empresa.

Artigo 01 Lucas Stromasys em Diferentes Ind%C3%BAstrias Fig05

A Thales Alenia Space estava executando um SPARC Sun Fire 480R com duas placas de rede e 4GB de RAM no Solaris 5.8.

Eles estavam usando o sistema para apoiar seu cliente final, o Centre National des Etudes Spatiales (CNES), a agência espacial francesa muito parecida com a NASA.

O SPARC foi usado pela Thales Alenia Space para processar dados do interferômetro IASI (veja mais aqui) quando foi montado, integrado e testado antes de sua jornada no espaço.

No entanto, a Thales Alenia Space também tem que:

  1. Garantir que esses processamentos podem ser aplicados aos dados do interferômetro orbital durante toda a vida do IASI, que é cerca de 20 anos;
  2. Comparar os cálculos resultantes com aqueles obtidos quando o IASI estava na terra.

Como é arriscado e caro manter computadores por décadas, a Thales Alenia Space previu virtualizar o SPARC, mas somente se os requisitos de desempenho fossem fortemente atendidos, tanto em termos de velocidade quanto de precisão de casas decimais.

Como o hardware envelheceu, Thales Alenia Space sabia que eles precisavam fazer algo para proteger e prolongar a vida de seus softwares.

Depois de muito pesquisar a equipe da Thales Alenia aprendeu sobre o CHARON-SSP.

A Thales Alenia Space instalou o CHARON-SSP/4U em uma virtual box da Oracle.

A implementação foi concluída em apenas alguns dias, que incluiu a instalação do CHARON-SSP, migração, X11 e configurações de rede, bem como um teste completo do sistema.

Após a instalação ser finalizada, a Stromasys forneceu suporte remoto para fazer alguns ajustes finais, conforme necessário.

“Eles são uma equipe qualificada que realmente cuida das nossas preocupações”, disse Daniel. “Trabalhar com o engenheiro da CHARON-SSP foi um prazer. ”

Com a CHARON-SSP, a Thales Alenia Space encontrou uma solução de alta qualidade e custo-benefício que lhes permitiria apoiar o CNES, e o CNES poderia continuar com suas pesquisas, desimpedido pelo envelhecimento do hardware.

Nas palavras do Sr. Daniel:

“CHARON-SSP é claramente um ótimo substituto para nossas antigas estações de trabalho SPARC. ”

As Soluções da Stromasys estão Presentes em Diversos Segmentos

Ao longo deste artigo foram mostrados três casos, em diferentes segmentos da indústria, em que o sistema Charon da Stromasys foi utilizado.

Um na indústria de manufatura de jóias com a Wheeler Manufacturing, outro na área da saúde com a Raffles Medical Group e um terceiro na área de satélites e telecomunicações com a Thales Alenia Space.

Ao longo destes casos pode-se ver como a solução CHARON é efetiva, eficiente e confiável.

Sendo também de rápida implementação, aumentando a velocidade dos processos e permitindo vida longa a sistemas legados.

Este artigo mostra a solução CHARON aplicada a 3 indústrias diferentes, mas ela não se limita a elas.

Esta solução também é usada no segmento financeiro, por exemplo, em sistemas legados de controle de caixas eletrônicos, na área educacional em universidades e também na área de geração de energia.


CTA stromasys 2019 03


Parceria Target x Stromasys

Veja neste artigo (Parceria Target Solutions e Stromasys) o anúncio da parceria celebrada pela Target Solutions com a importante empresa multinacional Stromasys, referência em soluções de Server Legacy Emulation, ou seja, soluções para estender o ciclo de vida de sistemas corporativos legados por meio da virtualização, modernização e aprimoramento de importantes plataformas legadas.


Sobre a Stromasys

A Stromasys é pioneira em soluções de emulação de servidores legados de multiplataformas corporativas, fornecendo infraestrutura moderna para aplicações legadas em execução nos servidores PDP-11, Digital VAX e Alpha, HP 3000 e SPARC.

Fundada em 1998 e com sede em Genebra, na Suíça, a empresa tem escritórios de vendas e laboratórios de engenharia, desenvolvimento e pesquisa localizados em todo o mundo, além de já ter implementado mais de 7.000 soluções para empresas líderes mundiais em mais de 50 países.


Autor deste Artigo: Estudante de Engenharia Lucas Werner, orientado pelo Engenheiro Marcelo Vasconcelos

Edição e Revisão: Paulo Florêncio, Diretor Comercial da Target Solutions

Compartilhe seu caso, e deixe seu comentário conosco!


Entre em contato
Compartilhe:

Deixe uma Resposta

Enviar uma mensagem
1
Precisa de ajuda?
Olá! Como podemos ajudá-lo?