Bacula: Arquitetura, Módulos e Funcionalidades

Tempo de leitura: 8 minutos

Introdução

Como abordado no artigo do anúncio da parceria da Target Solutions e Bacula (clique e saiba mais), o Bacula é  um software que permite o administrador da empresa (ou do sistema) administrar backup, restauração e verificação dos dados de computadores em uma rede de sistemas mistos.

Por ser tão flexível o Bacula é considerado um framework de backup, podendo ser implementado nas mais diferentes estruturas corporativas.

É sabido que, cada vez mais, o dia a dia de uma empresa é responsável por gerar uma colossal gama de dados e informações relevantes.

Pesquisas apontam que os dados digitais criados pelo mundo dobram a cada dois anos com previsão de 35 Zettabytes até 2020 (clique aqui e saiba mais).

Porém, é apenas no momento em que surge a necessidade de se recuperar alguma informação que uma solução de backup recebe a devida atenção, e aí pode ser tarde demais.

É importante ressaltar que a segurança da informação não é uma despesa e sim um investimento obrigatório e toda empresa que preze pelas suas informações deve realizá-lo.

Os backups permitem que gestores tenham a confiança de que, caso algum hardware falhe ou algum sistema fique corrompido, os seus registros e arquivos serão recuperados facilmente.

O investimento para a criação e a manutenção de uma rotina de backup eficiente é algo indispensável nas empresas de hoje.

Assim sendo, uma solução eficiente, econômica e escalável é sempre a escolha mais recomendável para essa situação.

Tendo isso em mente, neste artigo, serão abordados os principais módulos e funcionalidades que integram a solução de backup Bacula e seus benefícios.


Base de Clientes em Amplo Crescimento

O software de backup de servidores Bacula é o mais popular do Brasil segundo o Google Trends e o 4º mais popular do mundo.

Já por esses números percebe-se que trata-se de uma solução com alto índice de confiabilidade.

Esta solução trabalha com quatro módulos principais que apresentam funcionalidades únicas e que agregam bastante valor ao seu backup. São eles:

  • Servidor de backup master (Director),
  • Cliente de backup (File),
  • Nó de armazenamento (Storage) e
  • Catalog.

Arquitetura do Bacula Enterprise

Director Daemon (Servidor de Backup Master)

É o serviço responsável por administrar todos os processos de backup, restore, verificação e arquivamento.

O Director será usado pelo administrador do sistema para efetuar agendamentos de backup e para recuperar arquivos.

Este módulo é direcionado para automação e pode ser virtualizado.

Uma grande vantagem deste módulo é sua escalabilidade, comportando mais de 10.000 clientes de backup, apresentando também um valioso recurso de Auto Recuperação de Desastres.

File Daemon (Cliente de Backup)

Este serviço (ou programa cliente) é o software instalado na máquina que será protegida pelo backup, ou seja, será responsável por enviar os arquivos que o Director solicita através da rede.

Ele também administrará a gravação dos arquivos de restauração comandados pelo Director.

O fato é que nunca foi tão importante proteger as informações e dados das empresas.

Negligenciando a segurança digital, não só a própria empresa está se colocando em risco, mas também coloca os dados e informações de clientes e parceiros também.

Assim, um ataque cibernético bem sucedido representaria uma perda incalculável.

Sabendo disso, a solução apresenta autenticação segura, por meio de senha ou chaves, e criptografia com certificação FIPS justamente para minimizar os riscos de um ataque.

O módulo conta também com uma grande funcionalidade, a deduplicação global, que permite economizar recursos de rede/armazenamento, ou no nível de armazenamento.

Além disso, você pode combinar a deduplicação no lado do cliente e o recurso de compressão do Bacula Enterprise para permitir um gerenciamento ainda melhor e um menor consumo de largura de banda.

Storage Daemon (Nó de Armazenamento)

Este módulo tem a incumbência de administrar a gravação e restauração dos dados e atributos dos backups fisicamente em mídias apropriadas, sendo que esse volume de dados podem ser gravados diretamente no disco rígido ou em alguma mídia removível (CD, DVD, fita DAT, por exemplo) sendo 100% compatível com fitas (LTO) e NAS.

Para os que desejarem, o armazenamento pode ser feito na nuvem, visto que vem se tornando uma prática cada vez mais popular atualmente.

O nó de armazenamento não apresenta tarifação por quantidade de dados e não há limites para a quantidade de Storages ligados ao Director, dando total liberdade ao administrador sobre essa escolha.

Assim como o cliente de backup, também conta com o recurso da deduplicação sendo ele em software ou hardware e apresenta notória escalabilidade, podendo comportar mais de 600 clientes por Storage.

Catalog

O catálogo é o programa responsável por manter uma indexação de todos os arquivos que são armazenados no backup e gerar uma base de dados dos volumes gerenciados pelo Director.

Como principal trunfo, ele agiliza a busca de um arquivo no backup na hora que o administrador de sistema necessita efetuar uma restauração.

Como ele mantém uma base de indexação dos arquivos gravados, a busca por um arquivo no meio dos volumes é mais rápida e consequentemente mais eficiente.


Benefícios e Funcionalidades Únicas

Além desses quatro módulos mencionados, a solução conta com algumas funcionalidades únicas que o diferencia dos seus concorrentes de mercado. Abaixo são listadas algumas delas:

  • Geração de formato aberto (não proprietário) de gravação, podendo ser lido pelo tar e dump do Unix o que significa, basicamente, dar adeus ao aprisionamento tecnológico;
  • Armazenamento do seu catálogo em banco de dados padrão SQL: PostgreSQL ou MySQL  Que são bancos compatíveis com diversos sistemas operacionais, entre eles o Linux, Windows e Mac. Fora o fato que pequenas empresas têm condição de atingir qualidade no seu software com relativamente baixo custo. Devido ao seu elevado desempenho, uso gratuito, ser multiusuário, robusto e seguro.
  • Suporte a compressão dos backups nos algoritmos livres GZIP e LZO;
  • GPL  sem custos com licenças, conhecimento e possibilidade de customização da ferramenta.
  • Mais de 30 Plugins de Aplicações Específicas
  • Suporte ao Backup de Snapshots de Sistemas de Arquivos (LVM, ZFS etc.)
  • 30 Anos de Retrocompatibilidade de Backups
  • Compatibilidade com sistemas legados

Um importante fato sobre a solução é a economia, existindo casos em que foram evidenciados cerca de 77% de economia em relação ao licenciamento.

Isso se deve ao fato da Bacula ser especialista em soluções de backup, com um modelo simplificado de tarifação e uma estrutura enxuta de desenvolvimento e suporte (veja o video sobre a solução).


A Necessidade de uma Solução Adequada

Uma solução eficaz de backup e recuperação é um elemento importante para qualquer empresa, seja ela de pequeno, médio ou grande porte devido ao grande fluxo de dados e informações gerados no dia a dia.

A solução de backup Bacula apresenta alta portabilidade com foco em sustentabilidade, desempenho e escalabilidade.

Seus quatro módulos principais buscam trazer características diferenciadas o que a torna altamente personalizável e abrangente.

Cada qual com um enfoque específico e trazendo vantagens importantes como, por exemplo, a deduplicação de dados e a habilidade de manipular uma porção crescente de dados de forma uniforme, ou seja, estar preparado para crescer.

Como apresentado, possui funcionalidades únicas que tornam a solução uma das mais confiáveis do mercado sem abrir mão da economia no licenciamento.

Sendo assim, trata-se de uma solução completa e fortemente recomendável.


Sobre a Bacula

A Bacula é uma desenvolvedora exclusiva de software de backup e recuperação de dados desde 2008.

A empresa possui sede na Suíça garantindo, dessa forma, neutralidade e inviolabilidade dos dados.

Dispõe também de escritórios próprios e distribuidores nos EUA, Europa, Japão e Brasil.

Como abordado no início do artigo, possui mais de 2 milhões de clientes de backup em produção no mundo, provando ser uma solução confiável, altamente recomendável e eficiente.

No Brasil, o distribuidor exclusivo da Bacula Systems é a Bacula do Brasil, sendo responsável por nacionalizar licenças e serviços.

Tem sede em Brasília e apresenta diversos representantes em outras cidades, como é o caso da Target Solutions, contando com equipes especializadas e certificadas pelo desenvolvedor.



Autor deste Artigo: Estudante de Engenharia Thiago Castro, orientado pelo Engenheiro Marcelo Vasconcelos

Edição e Revisão: Paulo Florêncio, Diretor Comercial da Target Solutions

Compartilhe seu caso, e deixe seu comentário conosco!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *