Pular para o conteúdo principal
Compartilhe:

Introdução

Sistemas legados são sistemas compostos por hardware e software que estão em operação há muitos anos e, apesar do software ser funcional e atuar bem no que se propõe, o hardware é tão antigo que não é mais fabricado e não possui qualquer tipo de suporte pelo fabricante.

A indisponibilidade de suporte do hardware deixa a empresa com um problema, pois apesar de possuir um sistema que gera retorno financeiro, a solução está caminhando para parar de funcionar.

O que fazer, então?

Para entender melhor as possíveis soluções para o seu sistema legado (Clique e saiba mais).

Dentre as possíveis soluções para estes sistemas, a que tem ganhado destaque é a emulação do sistema legado, mais precisamente do hardware legado.

Ela consiste em manter o software original – o qual custou um certo montante de dinheiro para ser desenvolvido, testado, implementado e que além de tudo isso teve sua operação ensinada a seus funcionários – e emula o hardware no qual este software roda.

De acordo com o professor Thomas Pigoski, de todo o custo para se manter um sistema legado, a participação do custo de manutenção no custo total do sistema tem crescido de 40%, nos anos 70, para até 90%, atualmente.

Destes custos, cerca de 20% são consumidos com correções e 80% com melhorias diversas (Martin apud ULRICH, 2002).

A empresa líder neste setor de emulação de hardware legado é a Stromasys e recentemente a Target Solutions celebrou uma parceria com a Stromasys, visando atender o Brasil com esta solução chamada CHARON (Clique e saiba mais sobre esta parceria).

Benefícios de Server Legacy Emulation

Existem diversos benefícios ao se emular um sistema legado através da solução CHARON e neste artigo serão elencados 8 destes benefícios.

  1. Redução do custo de manutenção
  2. Redução no espaço utilizado pelo server
  3. Redução no consumo de energia
  4. Instalação imediata e sem esforço por parte da sua equipe
  5. Mesmo software, mesma usabilidade, nenhum treinamento
  6. Aumento na velocidade de processamento
  7. Economia de dinheiro
  8. Economia de espaço físico

1. Redução do Custo de Manutenção

Com a solução CHARON da Stromasys, seu servidor antigo será substituído por um novo, e nele será instalada a solução onde seu software será executado.

Com um hardware novo, há abundância de mão de obra especializada, assim como de peças de reposição.

O que barateia e muito a manutenção, como podemos ver no testemunho do Mark Gillespie, Gerente de operações de Data Center na empresa WorkflowOne.

“Passamos do custo de mais de US$ 100.000 em manutenção anual para apenas US$ 10.000 por ano. E não exigiu praticamente nenhum esforço da nossa parte.”

2. Redução no Espaço Utilizado pelos Servidores

Ao trocar o hardware antigo pelo novo, uma das principais mudanças notadas é acerca do espaço utilizado pelo novo servidor.

A WorkflowOne, uma empresa situada em Daytona, Ohio nos EUA cuja fundação data de 1912 utilizava dois servidores 3-CPU VAX 7630s e um 5-CPU VAX 7850 em uma configuração de cluster, com 800 GB de dados em unidades de disco antigas.

Em 2005, após muita pesquisa, eles decidiram utilizar a solução CHARON-VAX que emula seus servidores VAX 7630S e o VAX 7850.

Com isto, passaram de ocupar uma sala com 4,5m² para apenas 4 unidades de rack, cada uma medindo 9 polegadas apenas.

Uma diminuição significativa no tamanho.

Em uma universidade americana que contratou a solução CHARON, o administrador descreveu as mudanças ambientais, dizendo:

“Os alfas físicos [servidores AlphaServer DS25] estavam sendo executados em um cluster e usando um sistema de armazenamento SAN muito grande que era usado apenas para os Alfas. A diferença entre manter os  contratos de suporte de hardware para os dois racks de hardware Alpha e sistema de armazenamento SAN, em comparação com a coisa inteira sendo executada virtualmente em um único HPE Blade, é enorme. Isso sem contar com as despesas operacionais mensais para alimentar ou resfriar os mais de 200 drivers da SAN e os próprios Alfas. ”

3. Redução no Consumo de Energia

Computadores modernos consomem menos energia e são mais eficientes, ou seja, sua potência é menor ao passo que entregam maior capacidade de processamento.

Com uma maior eficiência energética, o calor gerado pelo mesmo também é menor.

Com isso, há economia na energia consumida pelo servidor e no sistema de arrefecimento necessário para manter a temperatura ideal para o hardware.

“Depois que a solução CHARON-VAX foi implementada, o consumo de energia caiu drasticamente, de 9.360 W para 600 W. A dissipação de calor caiu de 31.937 BTU / h para 2.038 BTU / h.” nos explica Mark Gillespie, gerente de operações de Data Center na empresa WorkflowOne.

figura 1

Figura 01 – Server Legacy Emulation gera diminuição no consumo de energia

4. Instalação Imediata e sem Esforço por Parte da sua Equipe

A solução CHARON está pronta para instalação imediata e coleciona diversos casos de sucesso.

Desde indústrias com regime de trabalho durante a semana até empresas com funcionamento 24/7 em que o tempo offline não pode ser extenso.

Na Wheeler Manufacturing (clique e saiba mais), os engenheiros começaram a instalação em uma manhã de terça-feira, e no final da quinta-feira tudo estava configurado.

“Provavelmente demorou mais para colocar o fio na parede e colocar a prateleira no rack do que para fazer a migração”, disse Waller, CIO da Wheeler.

A Thales Alenia Space, uma empresa franco-italiana presente em dezenas de países, optou por utilizar a solução CHARON-SSP para atender a CNES (Centre National d’Études Spatiales), a agência espacial francesa.

De acordo com o time de engenheiros, houveram muitos fatores que levaram a Thales Alenia Space a escolher a CHARON-SSP.

O principal era que o CHARON-SSP era uma solução estabelecida que eles poderiam implementar e usar imediatamente, ao invés de ter que esperar que uma nova solução fosse escrita, testada e certificada.

O CHARON-SSP exigiria uma quantidade mínima de tempo para implementação, incluindo migração e testes.

A Thales Alenia Space instalou o CHARON-SSP / 4U em um Oracle Virtual Box.

A implementação foi concluída em apenas alguns dias, o que incluiu a instalação CHARON-SSP, migração, X11 e configurações de rede, bem como um teste completo do sistema.

5. Mesmo Software, Mesma Usabilidade, Nenhum Treinamento

A grande característica da emulação de hardware legado é justamente poder manter o mesmo software rodando em um novo hardware que emula, simula o antigo.

Com isso, todo o investimento feito no sistema legado fica preservado.

Tanto o investimento financeiro, quanto o de tempo de desenvolvimento do software, como também de treinamento da equipe para utilizá-lo permanecem.

“Se não fosse por um aumento perceptível na velocidade de operação, desenvolvimento e manutenção, os engenheiros nem saberiam que seus dados não são mais provenientes de um antigo VAX.” disse Martin Schäfer, técnico de projeto da ABB Minden, após começarem a utilizar a solução CHARON-VAX.

figura 2

Figura 02 – Server Legacy Emulation reduz necessidade de treinamento

Um outro caso de sucesso notável é o de uma universidade privada nos EUA, que contratou a solução CHARON-AXP/DS10 para emular seu AlphaServer DS25.

“Do ponto de vista do usuário final, nenhuma alteração foi notada, que era o que estávamos procurando”, confirmou o administrador da área de TI, descrevendo o processo de execução do Alpha em seu novo ambiente virtual. “Ele foi executado como antes da instalação e o usuário principal do sistema não sofreu nenhuma alteração na maneira como interagiu com ele.”

6. Aumento na Velocidade de Processamento

A emulação de um sistema legado em uma solução moderna traz um outro benefício: aumento na velocidade dos processos.

tbs banner 3

Como a emulação é feita em uma máquina atual e de alta capacidade de processamento, o software legado se torna mais rápido e os processos demoram menos.

figura 3

Figura 03 – Server Legacy Emulation gera aumento de desempenho da aplicação

Waller, CIO da Wheeler manufacturing, explica: “Todo o nosso software funciona como sempre, apenas duas vezes mais rápido”.

CHARON provou ser uma porta de entrada para a continuidade dos negócios para a Wheeler Manufacturing, como Waller acrescenta: “Nossos usuários finais não têm como de saber que eles ainda não estão sendo executados no servidor Alpha, exceto que os processos levam metade do tempo que costumavam levar. As aplicações funcionam exatamente como antes da instalação do Charon, mas agora o sistema é mais confiável e mais rápido”

Olivier Sauter, gerente de TI da Kraus & Naimer também comenta sobre o aumento de performance: “Nossos funcionários ficaram entusiasmados com os processos que costumavam durar oito horas, sendo feitos em dez minutos.”

A cidade de Hammond contava com um AlphaServer 2100 para emitir licenças de negócios e impostos sobre propriedade. Sammy Richmond, da prefeitura de Hammond, LA nos EUA após a implementação da solução CHARON-AXP, disse: “Quando uma das nossas funcionárias da equipe administrativa gerou instantaneamente um relatório que costumava levar de 30 a 45 minutos, ela se perguntou se não houve um problema com o sistema. Eu tive que dizer a ela que não havia: o sistema é que foi muito mais rápido ”.

7. Economia de Dinheiro

Este artigo mostrou que uma das vantagens de emular um hardware legado utilizando a solução CHARON da Stromasys é a diminuição no consumo de energia.

Isto impacta diretamente no gasto da companhia, pois diminui o valor da conta de luz.

Por si só, isso já geraria uma grande economia.

Porém, a economia de dinheiro vai além.

Outra vantagem de utilizar a CHARON é a redução no custo de manutenção.

Com um hardware novo, não só há abundância de peças de reposição no mercado, como há também uma maior facilidade em encontrar uma assistência técnica caso o novo servidor apresente algum defeito físico.

As soluções CHARON não são apenas de custo mais baixo do que a migração completa, mas geralmente, também custam menos do que o preço do suporte de um ano do hardware legado.

figura 4

Figura 04 – Server Legacy Emulation gera economia de dinheiro

8. Economia de Espaço Físico

Nestes tempos em que o espaço físico nos data centers fica cada vez mais caro, vale ressaltar também, a economia de espaço.

A faculdade americana citada neste artigo é um bom case de sucesso para ilustrar o que foi dito.

Ela utilizava um servidor AlphaServer DS25 para rodar seu software, e após a virtualização do Alpha houve uma enorme diminuição no uso do espaço.

De dois racks completos para apenas dois “blades” em um único rack – uma economia de espaço de mais de 97%.

O investimento inicial na CHARON (incluindo a solução em si, a instalação e o primeiro ano de suporte) totalizaram menos do que pagavam por um único ano de manutenção anual no hardware original.

Isso significa que o ROI total ficou visível em um único ano.

Posteriormente, mesmo com os custos de suporte da Stromasys, suas taxas anuais de manutenção caíram em cerca de 90%, não deixando dúvidas sobre as grandes economias que o departamento de infraestrutura sofreu com a mudança para a CHARON-AXP.

Os Benefícios são Amplos e Significativos

Ao longo deste artigo, foram mostrados 8 benefícios da emulação de hardware legado e como isso pode ajudar empresas.

Utilizando a solução CHARON da Stromasys há  economia de espaço físico para abrigar o hardware, economia de dinheiro tanto na manutenção anual quanto na conta de luz.

Além disso, com um hardware moderno, o sistema se torna mais rápido também.

E tudo isso com disponibilidade imediata para  implementação e sem requerer grande esforço por parte da equipe de TI.

A instalação é feita pela Target Solutions, empresa parceira da Stromasys e a migração é finalizada em poucos dias.

Por fim, na maioria dos casos, as instituições são capazes de cobrir o investimento com as economias geradas por não ter que manter seu hardware legado.


CTA stromasys 2019 03


Parceria Target x Stromasys

Veja neste artigo (Parceria Target Solutions e Stromasys) o anúncio da parceria celebrada pela Target Solutions com a importante empresa multinacional Stromasys, referência em soluções de Server Legacy Emulation, ou seja, soluções para estender o ciclo de vida de sistemas corporativos legados por meio da virtualização, modernização e aprimoramento de importantes plataformas legadas.

Artigo 01 Lucas Stromasys em Diferentes Ind%C3%BAstrias Fig01

Figura 05 – A Target Solutions é parceira da Stromasys para a América Latina


Sobre a Stromasys

A Stromasys é pioneira em soluções de emulação de servidores legados de multiplataformas corporativas, fornecendo infraestrutura moderna para aplicações legadas em execução nos servidores PDP-11, Digital VAX e Alpha, HP 3000 e SPARC.

Fundada em 1998 e com sede em Genebra, na Suíça, a empresa tem escritórios de vendas e laboratórios de engenharia, desenvolvimento e pesquisa localizados em todo o mundo, além de já ter implementado mais de 7.000 soluções para empresas líderes mundiais em mais de 50 países.


Autor deste Artigo: Estudante de Engenharia Lucas Werner, orientado pelo Engenheiro Marcelo Vasconcelos

Edição e Revisão: Paulo Florêncio, Diretor Comercial da Target Solutions

Compartilhe seu caso, e deixe seu comentário conosco!


Entre em contato
Compartilhe:

Deixe uma Resposta

Enviar uma mensagem
1
Precisa de ajuda?
Olá! Como podemos ajudá-lo?