Pular para o conteúdo principal
Compartilhe:

A Busca por Capacidade

Com a crescente demanda por serviços, as Redes de Telecomunicações precisam ser cada vez mais expansíveis e a informação se torna imprescindível para o desenvolvimento de sistemas e serviços de todas as indústrias e setores econômicos.

A procura por conectividade aumenta

Figura 1 – A procura por conectividade aumenta

Segundo o Cisco Annual Internet Report, relatório anual da Cisco sobre internet,  estima-se que 5,3 bilhões de pessoas no mundo todo terão acesso a Internet até 2023 e para acompanhar essa evolução, é necessário que as empresas sejam capazes de administrar seus ativos e capacidade da rede, conforme detalhado neste artigo sobre Gerenciamento da Capacidade de Redes de Telecom.

Também procurando atender essa demanda emergente, as redes deverão crescer cada vez mais em número de elementos para suportar a chegada de novos clientes.

Com isso, serão buscadas novas soluções em infraestrutura, que possam conviver com os sistemas legados existentes, fazendo o  mercado convergir cada vez mais para um ambiente que compreende diferentes tecnologias de múltiplos fornecedores.

Nesse cenário, um inventário de Rede de Telecom com dados multivendor e multitecnologia completos, e permanentemente atualizados, deixa de ser um encargo para se tornar um recurso poderoso para o planejamento, gerenciamento e manutenção das Redes de Telecomunicações, tanto para Operadoras Nacionais como para Provedores de Pequeno Porte, os conhecidos ISPs, como será mostrado neste artigo a seguir.

Crescimento da Rede

Visando esse aumento da demanda por dados, as operadoras precisam estar preparadas para expandir sua infraestrutura, seja com dispositivos ou com novas soluções de uso.

Estamos falando de Redes de Telecomunicações com centenas de milhares de ativos que precisará crescer ainda mais, e por muitos anos a frente.

Um exemplo de como as Redes de Telecomunicações já são complexas, pode ser observado nos dados da Anatel, onde é possível identificar cerca de 5.817 modelos distintos de rádios e 6.616 de antenas, conforme dados do SITAR da Anatel.

Isso significa que dentro desses modelos podem existir muito mais equipamentos a serem geridos somente dentro do Serviço Limitado Privado (Enlaces Rádio em Frequências Licenciadas)

A Rede Legada Continuará Sendo Importante

Outro desafio que as empresas já enfrentam é manter ativos seus sistemas legados, aqueles que já estão em uso há muitos anos, sem que seja necessário despender altos valores.

Para isso, é preciso modernizá-los com novas ferramentas e técnicas que permitam maior adaptação com outros modelos de negócios.

Já existem também operadoras tratando acordos de compartilhamento de redes legadas a fim de reduzir custos de manutenção.

As empresas deverão ser capazes de otimizar sua infraestrutura

Figura 2 – As empresas deverão ser capazes de otimizar sua infraestrutura

Variedade de Fabricantes e Tecnologias

Grandes redes sempre fazem uso de diversos fabricantes como estratégia para garantir concorrência entre os fornecedores e redução de custo. No Brasil, os principais fornecedores de equipamentos de telecomunicações como por exemplo Huawei, Nokia e Cisco estão presentes em todas as operadoras nacionais.

Considerando a evolução tecnológica, o tipo de demandas dentro de uma rede e o aumento da capacidade, os próprios fabricantes disponibilizam produtos com diversas tecnologias, o que aumenta o número de ferramentas e sistemas necessários para atuar neles.

Esse ambiente multivendor e multitecnologia dificulta o planejamento e entendimento da rede como um todo assim como a consolidação de informações relevantes.

Uma forma de exemplificar essa complexidade é através de uma operadora hipotética com serviço de telefonia móvel de abrangência Nacional.

Se essa operadora optar por 3 fornecedores para redes móveis, 2 fornecedores para rede de agregação e 2 fornecedores para seu backbone, já são 7 combinações diferentes de tecnologia e fabricante para serem considerados no planejamento e operação da rede.

Com um número maior de dispositivos e sistemas de vários fornecedores usando diferentes tecnologias se torna ainda mais necessário um sistema de inventário que seja capaz de armazenar dados e permitir que haja uma maior qualidade e precisão na execução das tarefas.

O que são Inventários?

Conceitualmente, um inventário é um registro de diversos itens relevantes para uma determinada empresa.

Um de seus objetivos é a unificação de várias informações para tornar a resolução de qualquer problema muito mais ágil.

Está presente nas mais diferentes áreas como indústrias automobilísticas, aeroespaciais, de petróleo e produção de bens em geral.

Pode ser usado para mapeamentos de materiais, desenvolvimento de produtos, planejamento de vendas, obtenção de recursos, controle de manutenção, entre muitas funcionalidades.

Nesse contexto, os processos produtivos se organizam de forma hierárquica e, consequentemente, os inventários precisam se estruturar da mesma maneira.

Podemos citar como exemplo uma linha de montagem de um automóvel onde as etapas de desenvolvimento acontecem de forma sequencial seguindo uma ordem de prioridade.

Em Telecomunicações, esses processos dependem de elementos dispostos em uma rede onde é muito comum o uso de uma topologia denominada mesh, principalmente para dados e voz.

Nela os dispositivos, representados por nós, são interligados possibilitando várias conexões.

Organização hierárquica x mesh

Figura 3 – Organização hierárquica x mesh

Dessa forma, é muito mais difícil armazenar e organizar dados de ativos e recursos, o que torna o registro muito mais complexo.

Inventários e Telecomunicações

Em qualquer empresa, modelos de processos são importantes para criar padrões organizacionais.

Em Telecomunicações, existe um guia que cumpre esse papel de ampliar a visão para todos procedimentos funcionais para uma operadora.

O eTom (enhanced Telecom Operations Map), publicado originalmente em 2002 pela TM Forum, define um escopo completo de negócio, mostrando como os processos interagem, com o objetivo de padronizar técnicas e atividades, e criar bases para gerenciamento e desenvolvimento de novos sistemas.

Mapa de processos do eTom

Figura 4 – Mapa de processos do eTom

O eTom se divide em três grandes grupos de processos. São eles:

tbs banner 3
  • Estratégia, Infraestrutura e Produtos
  • Operações (Suporte à Operação, Implantação, Garantia e Faturamento)
  • Gerenciamento da Empresa

Esse framework utiliza uma abordagem que permite decompor o sistema em diferentes níveis de detalhamento.

Os agrupamentos verticais mostram uma visão dos processos fim-a-fim necessários para suportar clientes e gerenciar o negócio.

Já os agrupamentos horizontais representam uma visão mais funcional.

O gerenciamento de recursos, presente nos grupos Operações e Estratégia, Infraestrutura e Produtos, reforçam a necessidade de manter um controle efetivo e atualizado dos recursos de redes de telecomunicações.

A forma mais utilizada para manter esse controle é através do uso de inventários de rede.

Importância e Aplicação em Operadoras de Telecom

Um inventário de recursos mantém registro de softwares, hardwares e demais serviços que compõem uma Rede de Telecomunicações.

Em um contexto geral, ele permite acompanhar o comportamento de uso e demais fatores que afetam o funcionamento da infraestrutura como um todo.

Dentro dos setores de Operações, é necessário manter conhecimento sobre aplicações, infraestrutura, sistemas, servidores e demais itens, responsáveis por garantir que a rede e suas tecnologias suporte entregas ponto-a-ponto.

Esse atributo também é essencial em áreas como Provisionamento, auxiliando em registros de instalações, configurações e testes; em manutenção de falhas; e em gestão, análise e controle de performance.

Em Estratégia, Infraestrutura e Produto, o objetivo é planejar, desenvolver e entregar recursos necessários para agregar valor para o consumidor final.

Por isso, são necessárias funcionalidades para definir estratégias para o desenvolvimento da rede através do registro de seus ativos físicos e lógicos, conexões entre tecnologias, dispositivos e interfaces e levantar dados sobre capacidade e uso.

Novas Soluções para Inventários

Com a nova geração de serviços de comunicação como 5G, IoT, SDN e NFV, é primordial que os sistemas de inventário estejam prontos para suportar grande volume de informações chegando em tempo real de uma rede híbrida.

Os provedores, no entanto, já estão encontrando desafios ao tentar administrar e conciliar seus ativos físicos, vindo de uma infraestrutura já consolidada, com ativos lógicos que são cada vez mais predominantes quando falamos de ferramentas OSS.

As Redes de Telecomunicações são extremamente dinâmicas e seus dispositivos são dependentes entre si.

Manter atualizados os dados de um sistema que está constantemente mudando e recebendo mais métricas é uma dificuldade a ser superada por empresas que queiram se destacar no mercado saindo na frente na corrida por ofertas de novos serviços.

Com isso, surge a demanda por novas soluções que possam integrar e potencializar o uso dos sistemas de inventário atendendo às dificuldades encontradas mas, esse assunto fica para um próximo artigo.


Este artigo não tem como objetivo esgotar a exposição deste tema, nem tampouco de avançar em todos os seus detalhes. Seu objetivo é trazer uma abordagem introdutória, que posteriormente ser complementados por novos artigos com maior aprofundamento.


Autor deste Artigo: Estudante de Engenharia Larissa Perestrêlo, orientada pelos Engenheiros Marcelo Vasconcelos e Paulo Florêncio

Edição e Revisão: Paulo Florêncio, Diretor Comercial da Target Solutions

Compartilhe seu caso, e deixe seu comentário conosco!


A Target é Especializada em Softwares para Redes de Telecomunicações

A Target Solutions é uma empresa de Tecnologia da Informação e Comunicação, com foco no fornecimento de produtos, serviços, suporte e soluções de software para planejamento e gestão de redes de telecomunicações e TI.

Criamos e fornecemos soluções inteligentes para o mercado de provedores de internet e planejamento de redes de Telecomunicações, utilizando as tecnologias mais atuais nesse mercado em forte transformação. E com isso, almejamos ser a empresa referência e autoridade técnica em soluções de planejamento de rede de transmissão e inteligência de serviços de rede de banda larga.

Clique aqui para agendar um contato com um de nossos Consultores Especializados.

Target formato linkedin 09


Outros Artigos Publicados

Sobre Regulamentação da Anatel

Sobre Rede de Rádios Micro-ondas

Sobre Rede Fibra Óptica


Entre em contato
Compartilhe:

Deixe uma Resposta

Enviar uma mensagem
1
Precisa de ajuda?
Olá! Como podemos ajudá-lo?