Desafios no Monitoramento

Tempo de leitura: 5 minutos

Para acompanhar o movimento de revolução digital, as empresas estão cada vez mais dependentes de aplicações e softwares para seus serviços e a performance dos sistemas tem se tornado ainda mais importante para manter o funcionamento de suas atividades fundamentais.

Neste contexto, é importante que as empresas mantenham o monitoramento contínuo de seus dados e métricas, para que estejam detectando e solucionando problemas de forma eficiente.

Como apresentado em nosso artigo Monitoramento: A Importância de Gerenciar Informações, monitoramento consiste no uso de ferramentas e softwares para coletar e analisar dados com o objetivo de gerir informações e aumentar o desempenho das empresas.

É possível monitorar diversos itens pertinentes ao ambiente de TI como dispositivos, redes, serviços, páginas web, links de comunicação ou dados de crescimento do negócio. Para saber mais leia Monitoramento: redes, aplicações, serviços e mais.

Figura 1 – Monitorar é um desafio para grandes empresas

No entanto, conforme os ambientes de TI ficam cada vez mais complexos, se torna mais difícil gerenciar a quantidade massiva de informações que são geradas e ter uma visão consolidada dos dados mais relevantes.  

Nesse artigo, serão apresentados os cinco principais desafios encontrados pelas empresas que desejam implementar uma solução de monitoramento nos seus negócios.


Quantidade de Elementos Monitorados

Considerando que quando uma organização cresce, suas atividades e processos evoluem também, um dos desafios mais comuns do monitoramento é o aumento na quantidade de componentes, aplicações ou serviços que devem ser gerenciados. 

Acompanhar o ambiente de TI de uma organização é um desafio desde o princípio e monitorar cada um dos componentes individualmente torna-se em um desafio ainda maior. Neste contexto, ter uma ferramenta de monitoramento que permita escalabilidade ilimitada é crucial. 


Múltiplas Ferramentas de Monitoramento

Outra dificuldade que as empresas enfrentam, é que muitas utilizam para o monitoramento diversas ferramentas caras sobrepostas. Muitas vezes, são utilizadas por times diferentes dentro da mesma organização, o que costuma atrapalhar a comunicação interna.

Escrevendo de forma simples, o desafio é diminuir, ou unificar, a quantidade de ferramentas utilizadas para monitorar. Uma forma de reduzir gastos, é utilizar softwares open source, que são ferramentas a nível profissional que não cobram para serem utilizadas. Dessa forma, haverá redução dos custos da empresa e mais facilidade na comunicação entre as equipes.


Redes Distribuídas e Monitoramento

Grandes empresas tendem a possuir sua infraestrutura distribuída em diversos locais diferentes através de suas filiais. Dependendo de como essas redes são gerenciadas, seus componentes podem funcionar de forma isolada, parcialmente conectados ou totalmente conectados. 

Qualquer que seja a arquitetura, existe um desafio em monitorar redes distribuídas e coletar métricas de locais remotos com segurança, evitando a perda de dados, mesmo em caso de interrupção e falha nos elementos. 


Visualização e Análise dos Dados no Monitoramento

Monitorar dispositivos, aplicações e serviços distribuídos gera uma grande quantidade de dados e por isso, ter uma visão geral consolidada dessas informações é vital para o controle e gestão. Dessa forma, KPIs e métricas precisam ser coletados e monitorados regularmente para detecção de problemas existentes, análise de causa raiz e gerenciamento de performance do ambiente. 

Empresas de grande porte, especialmente aquelas em mercados de alto crescimento, precisam de dashboards e relatórios customizados para visualizar e apresentar as informações mais relevantes de forma clara permitindo obter análises e insights de seus negócios.


Monitoramento além de TI

O avanço tecnológico, permite que empresas de diversos setores como saúde, indústria e varejo, incorporem equipamentos e softwares relacionados à TI interagindo diretamente com as camadas de operações. Isso significa, que cada vez mais, é necessário monitorar dispositivos que não pertencem ao ambiente tradicional de TI como sensores, equipamentos hospitalares, dispositivos IoT e muito mais. 

Em geral, estes componentes possuem seus próprios requisitos de funcionamento e indicadores de performance que precisam ser monitorados e isto requer uma nova postura sobre como tais sistemas e elementos são gerenciados.


Ferramentas de Monitoramento

Encontrar uma solução de monitoramento que atenda todos os requisitos e objetivos do negócio, pode ser um desafio para muitas empresas. O avanço das tecnologias tornam os sistemas e ambientes cada vez mais complexos e mais difíceis de serem gerenciados.   

No entanto, ao usar uma ferramenta de monitoramento, é possível potencializar o uso de dados para obter indicadores e insights dos negócios e garantir o funcionamento dos sistemas detectando anomalias proativamente e solucionando problemas de forma mais rápida e eficiente.

Implementar uma solução única e customizável pode levar a sua empresa para o próximo nível no monitoramento, garantindo atividade durante 24 horas por dia, 7 dias por semana e eliminando o risco de incidentes em grande escala. 


A Target é um Parceiro Certificado da Zabbix

A Target é um Parceiro Certificado da Zabbix, e como parceiro nós somos oficialmente autorizados e capacitados a fornecer serviços Zabbix selecionados, suporte técnico,  integrações e soluções customizadas a partir da necessidade de cada cliente.

Entre em contato conosco e marque uma reunião com nossos profissionais.

Clique aqui para agendar um contato com um de nossos Consultores Especializados.

Figura 3 – Clique na imagem acima pra agendar um contato conosco.

Autor deste Artigo: Estudante de Engenharia Lucas Oliveira, orientado pela Engenheira Larissa Perestrêlo.

Revisão: Paulo Florêncio, Diretor Comercial da Target Solutions

Compartilhe seu caso, e deixe seu comentário conosco!


Outros Artigos Publicados

Sobre Monitoramento

Sobre Telecomunicações

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *