Pular para o conteúdo principal
Compartilhe:

Monitoramento é um termo muito popular para pessoas do ramo de telecomunicações e TI e o nome Zabbix também é muito conhecido por profissionais dessas áreas.

O Zabbix é a maior ferramenta Open Source do mundo com mais de 300 mil acessos ao site por mês e 80 mil downloads mensais e a Instalação do Zabbix é recorrente mundo afora.

Para saber mais sobre monitoramento leia este artigo no nosso blog: Monitoramento: A Importância de Gerenciar Informações.

Zabbix foi criado por Alexei Vladyshev, em 1998, na Letônia, e desde 2005 é desenvolvido e suportado pela Zabbix SIA, e atualmente se encontra em diversos países espalhados pelo mundo, mais recentemente chegaram à América Latina. 

Razões para Instalação do Zabbix

Figura 1- Zabbix é a ferramenta Open source mais utilizada no mundo.

Falando de forma resumida, o Zabbix é um software open source, ou seja, software de código aberto que é distribuído gratuitamente, para controle da saúde e integridade de múltiplos parâmetros de um negócio, rede de computadores, aplicações, componentes de TI, serviços na nuvem e máquinas virtuais.

A ferramenta Zabbix utiliza um mecanismo de notificação flexível que permite aos usuários configurarem alertas para serem enviados por email para qualquer tipo de evento, permitindo uma resposta rápida para diversos problemas.

O Zabbix fornece recursos de visualização de relatórios e de dados baseados em dados arquivados, sendo assim, é uma ferramenta perfeita para planejamento de capacidade.

Razões para Instalação do Zabbix

Neste artigo serão apresentadas informações sobre a instalação do Zabbix, seus principais módulos, o motivo de muitas empresas escolherem utilizá-la e os principais recursos.


Principais Módulos do Zabbix

Os módulos Zabbix são responsáveis por atividades que satisfazem assuntos específicos e os principais módulos do sistema de monitoramento são:

Servidor Zabbix

Coleta dados para o monitoramento com agentes e sem agentes.

Quando é detectada alguma anomalia, surgem alertas visuais e são podem ser enviadas mensagens através de e-mail e SMS.

O servidor Zabbix possui histórico de dados coletados em banco de dados, como MySQL e Oracle, que geram gráficos e painéis de acompanhamento.

Zabbix Proxy

Coleta as informações de uma parte da área monitorada e repassa para o servidor Zabbix.

Este módulo é essencial para arquiteturas de monitoramento distribuídas.

O Zabbix Proxy é importante para coleta assíncrona em redes distintas, onde não há manutenção de regras de roteamento e firewall para cada hospedeiro monitorado e trabalhar como ponto de resiliência nos casos de instabilidade nos links entre redes distintas.

Agente Zabbix

É uma ferramenta poderosa utilizada para ajudar no monitoramento e gerenciamento de dados.

O agente Zabbix fornece funcionalidades para monitorar a capacidade de rede, sendo assim, a capacidade pode ser expandida através do uso do agente.


Por que as Empresas Decidem fazer a Instalação do Zabbix?

Um dos motivos mais comuns para a escolha e instalação do Zabbix é que essa ferramenta possibilita o monitoramento de múltiplos sistemas e dispositivos de uma vez, em filiais diferentes. 

A plataforma permite o armazenamento de dados e garante a organização desses dados de inúmeras formas, dependendo apenas da necessidade de cada usuário.

Além de garantir um elevado nível de segurança, devido ao sistema de criptografia e de autenticação da ferramenta.

Além dessas vantagens, com a instalação do Zabbix, são criadas facilidades em gerar e manipular objetos e dados, ou seja, podem ser gerados templates para o monitoramento de objetos específicos simplificando o dia a dia e a configuração de sistemas com características semelhantes.

Ainda sobre as configurações, a instalação do Zabbix é relativamente simples e rápida e o software é compatível para inúmeros sistemas operacionais.

Para o gerenciamento, possui uma interface intuitiva e customizável de acordo com o perfil de cada usuário.

Zabbix and OS

Figura 2- O Zabbix é suportado por diversos Sistemas Operacionais.

Além disso, o fato de ser Open Source garante uma maior liberdade ao usuário, pois o código fonte pode ser facilmente acessado, permitindo personalizações.

Ademais, caso o cliente possua dificuldade com o seu uso e com a instalação do Zabbix, a empresa fornece treinamentos em diversos lugares do mundo e suporte através de parceiros.


Principais Benefícios da Instalação do Zabbix

O Zabbix possui mais de 20 anos se aperfeiçoando e trabalhando no mercado, oferecendo soluções para todo o mundo.

tbs banner 3

Empresas dos setores de TI, energia, saúde, financeiras e bancos, educação e até aeroespacial decidiram amplamente pela instalação do Zabbix e utilizam as soluções de monitoramento da plataforma.

Isso se deve aos seguintes benefícios da ferramenta:

  • Manter controle da infraestrutura através de coletas de métricas de qualquer fonte.
  • Detectar problemas automaticamente 
  • Receber alertas de problemas críticos
  • Ganhar insights adicionais através da visualização de dados
  • Acompanhar métricas de performance através do monitoramento de serviço
  • Implantar perfeitamente o Zabbix na sua infraestrutura
  • Segurança de alto nível para empresas
  • Escalabilidade sem limites

O Zabbix é Para Todas as Organizações

Diante das informações disponibilizadas nesse artigo, fica evidente que com a instalação do Zabbix, o cliente passa a contar com uma ferramenta que pode ser utilizada por indivíduos ou organizações para monitorar pequenos  ou grandes negócios e atividades. 

É uma ferramenta que se adequa a qualquer tipo de arquitetura, desde ambientes domésticos inteligentes até sistemas corporativos multi locatários, oferecendo monitoramento em larga escala, independente da complexidade e do tamanho da infraestrutura de TI.

Além disso, este software é adaptável para cada setor da indústria e para cada modelo de negócio,  devido aos diferentes tipos de monitoramento que são disponibilizados.

Para saber mais sobre a instalação do Zabbix, os tipos de monitoramento e entender o que se aplica melhor ao seu negócio, confira esse artigo no nosso blog: Monitoramento: redes, aplicações, serviços e mais


A Target é um Parceiro Certificado da Zabbix

A Target é um Parceiro Certificado da Zabbix, e como parceiro nós somos oficialmente autorizados e capacitados a fornecer serviços Zabbix selecionados, suporte técnico,  integrações e soluções customizadas a partir da necessidade de cada cliente.

Entre em contato conosco e marque uma reunião com nossos profissionais.

Clique aqui para agendar um contato com um de nossos Consultores Especializados.


Acesse nosso Blog e navegue na categoria de artigos de Monitoramento de Ativos, onde temos disponibilizado bastante conteúdo sobre o tema.

Conheça nossos serviços especializados Zabbix e entenda como a Target Solutions pode auxiliar sua equipe de tecnologia!


CTA blog Target 2022 1

Figura 3 – Clique na imagem acima pra agendar um contato conosco.


Autor deste Artigo: Estudante de Engenharia Lucas Oliveira, orientado pela Engenheira Larissa Perestrêlo.

Revisão: Paulo Florêncio, Diretor Comercial da Target Solutions

Compartilhe seu caso, e deixe seu comentário conosco!


Outros Artigos Publicados

Sobre Monitoramento

Sobre Telecomunicações

Entre em contato
Compartilhe:

Deixe uma Resposta

Enviar uma mensagem
1
Precisa de ajuda?
Olá! Como podemos ajudá-lo?