Zabbix: Benefícios do Monitoramento para Telecomunicações

Tempo de leitura: 8 minutos

As redes de telecomunicações compreendem toda a infraestrutura necessária para atender os serviços de conexão do usuário final, seja ele um usuário corporativo ou físico. 

Independente do serviço utilizado haverá sempre a necessidade de redes robustas que suportem o tráfego demandado por cada usuário, com a garantia de confiabilidade e não interrupção dos serviços utilizados.

Com a grande complexidade das redes existentes atualmente, o monitoramento efetivo de toda a infraestrutura é fundamental para assegurar a excelência da entrega de serviços aos clientes, detectando problemas de forma proativa para garantir uma recuperação rápida em casos de falha na rede. 

Neste artigo vamos apresentar alguns conceitos básicos sobre redes de telecomunicações e citar 5 motivos pelos quais você deve monitorar a sua rede telecom.


Conceitos de Redes de Telecomunicações

Para realizar a comunicação entre dois ou mais pontos, as redes fazem uso de sistemas de transmissão, que são basicamente combinações de meios e tecnologias de transmissão.

Pode-se encontrar sistemas de transmissão baseados em links de microondas, fibra óptica, par trançado, cabo coaxial ou de satélite e empregando diferentes tecnologias nesses meios, tais como PDH, SDH, ATM, DWDM, etc.

Figura 1 – Redes de Telecomunicações utilizam diversas tecnologias

No artigo Conceitos Básicos de Redes de Telecomunicações foram apresentadas algumas definições relevantes sobre redes de telecomunicações incluindo pontos voltados para redes de transmissão, tais como caracterização dos meios e tecnologias de transmissão e suas aplicações e apresentação de arquitetura para provimento de serviços de usuários finais.


Monitoramento Aplicado às Telecomunicações

O crescimento em quantidade de dispositivos é um fator peculiar das redes de Telecom. Para cobrir uma rede, do backbone até os acessos, é preciso ter uma ferramenta que suporte as muitas tecnologias produzidas por diversos vendors, para organização e visualização da topologia completa no sistema.

Com um número maior de dispositivos e sistemas de vários fornecedores usando diferentes tecnologias, o monitoramento se torna ainda mais necessário para permitir que haja uma maior qualidade nos serviços entregues aos clientes.

Alguns exemplos do monitoramento aplicado às Telecomunicações são: 

  • Monitoramento de tráfego de rede;
  • Monitoramento de data center;
  • Monitoramento de infraestrutura;
  • Monitoramento de antenas e rede Wi-Fi;
  • Monitoramento de disponibilidade dos serviços;
  • Monitoramento de performance;
  • Monitoramento de sensores (IoT);
  • Monitoramento de sistemas de atendimento;
  • Monitoramento de SLAs.

Importância do Monitoramento para Redes de Telecomunicações

Os equipamentos que compõem as redes de telecomunicações precisam estar em pleno funcionamento para garantir que os serviços sejam entregues aos clientes 24 horas por dia, 7 dias por semana. 

Por isso, o monitoramento é crucial para que eventuais falhas sejam identificadas em tempo real possibilitando a resolução de problemas antes mesmo que o cliente perceba sua existência.

Figura 2 – Zabbix é a ferramenta ideal para o monitoramento de Redes de Telecom

Abaixo, citamos cinco razões para implementar o monitoramento com Zabbix para redes de telecomunicações:


Gestão de Falhas

Monitorar a rede de forma estratégica é o melhor caminho para garantir o tratamento rápido e eficiente de falhas, de forma a reduzir os impactos e o tempo de resposta. Em uma situação de rompimento de uma fibra óptica, por exemplo, a detecção imediata do problema permite que o provedor gerencie a situação antes mesmo que o cliente perceba ou seja muito prejudicado pela queda na conexão. 

Por isso, para as equipes de operações e suporte, é essencial o recebimento de alertas sobre a rede em tempo real para a resolução dos problemas com rapidez e eficiência. Com o Zabbix é possível criar múltiplos canais de mensagens para notificar as pessoas responsáveis sobre os diferentes tipos de eventos que ocorrem em seu ambiente e até mesmo programar um comando de correção que pode ser executado para tentar sanar o problema de forma pró-ativa.


Controle da Infraestrutura

Dispor de um mapeamento de toda a infraestrutura da rede é de extrema importância para obter um panorama de todos os elementos a partir de dados extraídos em tempo real. Essa visualização, permite o monitoramento contínuo de toda a rede garantindo que as equipes tenham clareza dos pontos críticos em caso de falha. 

Para isso, é crucial ter uma ferramenta que suporte a coleta de métricas de qualquer fonte de dados, garantindo a integração com as principais tecnologias e vendors do mercado. Grandes redes de telecomunicações são compostas pelos mais diversos equipamentos em suas camadas como rádios, OLTs, ONUs, switches, roteadores, entre outros. 

O monitoramento de ONUs, dispositivos responsáveis por encaminhar sinal de internet até os clientes, é um exemplo de atividade essencial para acompanhamento da qualidade do sinal ao longo do tempo, evitando uma situação de degradação e perda de potência. 


Gerenciamento de Desempenho

A qualidade da internet pode ser influenciada por diversos fatores que precisam ser monitorados para gerenciamento de desempenho da rede como a latência, jitter, perda de pacotes, perfil de tráfego e disponibilidade. 

Todos esses parâmetros afetam a percepção do cliente sobre a velocidade da internet que chega até a sua casa e é papel do provedor garantir que o serviço entregue esteja de acordo com o contratado.

Através do monitoramento é possível acompanhar o tráfego entre links de comunicação e perda de pacotes entre os elementos da rede, definindo triggers para alertar sobre a alta latência, potência do sinal ou iminência de queda do link. É possível monitorar diretamente a qualidade do sinal que chega até o usuário, fator essencial para garantir o cumprimento de SLAs. 


Manutenção e Expansão da Rede

Além de auxiliar na resolução de falhas após a detecção, o monitoramento também pode prevenir problemas futuros através do acompanhamento contínuo da rede. É possível definir triggers com limiares abaixo do pior cenário para alertar a equipe sobre falhas iminentes, realizando uma análise preditiva das necessidades de manutenções ou correções operacionais.

Para prever a necessidade expansão na rede, o monitoramento também é um grande aliado pois permite a visibilidade de equipamentos ou interfaces que estejam com sobrecarga, facilitando o planejamento de novos recursos e otimizando o gerenciamento da capacidade da rede.


Qualidade dos Serviços

Todos os pontos citados anteriormente são meios para se chegar a um objetivo principal: a entrega de um serviço de qualidade ao cliente final. 

O mercado de telecomunicações está em plena expansão com a crescente demanda por internet e soluções digitais. Com o aumento da competitividade no setor, os provedores que buscam se diferenciar, devem apostar na qualidade dos serviços, suporte especializado e experiência do cliente.

Figura 3 – A Qualidade dos Serviços é crucial para os ISPs

Monitorar a rede de forma inteligente, permite a detecção proativa de falhas na rede para a resolução do problema com mais rapidez. Isso reduz a quantidade de abertura de chamados nos setores de atendimento, diminuindo a carga nas equipes e gerando uma economia com suporte e manutenção. Também garante que os clientes sejam pouco impactados em caso de falhas na rede ou queda de conexão.

Por isso, o monitoramento sempre será a melhor forma de identificar as melhores práticas de gestão de redes que podem ser aplicadas para a melhoria dos serviços do provedor.


A Target é um Parceiro Certificado da Zabbix

A Target é um Parceiro Certificado da Zabbix, e como parceiro nós somos oficialmente autorizados e capacitados a fornecer serviços Zabbix selecionados, suporte técnico,  integrações e soluções customizadas a partir da necessidade de cada cliente.

Entre em contato conosco e marque uma reunião com nossos profissionais.

Clique aqui para agendar um contato com um de nossos Consultores Especializados.

Figura 3 – Clique na imagem acima pra agendar um contato conosco.

Autora deste Artigo: Engenheira Larissa Perestrêlo.

Revisão: Paulo Florêncio, Diretor Comercial da Target Solutions

Compartilhe seu caso, e deixe seu comentário conosco!


Outros Artigos Publicados

Sobre Monitoramento

Sobre Telecomunicações

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *