Novas Capacidades de Redes com Fibra Óptica

Tempo de leitura: 5 minutos

A Expansão Tecnológica da Fibra Óptica

A quantidade de dados que precisa ser encaminhada na Internet cresce de forma exponencial a cada dia.

Novos conteúdos são disponibilizados a cada segundo e é cada vez maior a criação e compartilhamento de vídeos, que necessitam de uma grande capacidade de encaminhamento.

Para atender a essa necessidade crescente, a forma mais adequada é através de fibras ópticas.

Segundo artigo da revista Nature, a Internet hoje transmite centenas de terabits por segundo, consome 9% de toda a eletricidade em todo o mundo e cresce de 20 a 30 por cento ao ano.

Neste contexto, aumentar a capacidade de transmissão de redes de fibra óptica contribuirá de forma significativa para a redução do consumo de energia elétrica.

A fibra óptica é um filamento de vidro, transparente e flexível e algumas de suas vantagens de utilização são:

  • Transmissão a longas distâncias;
  • Melhor capacidade de dados;
  • Pequeno tamanho e peso;
  • Imunidade à interferência elétrica;
  • Aumento de segurança e aumento da privacidade do sinal.

Conhecendo as vantagens de utilização de fibra óptica e sabendo da necessidade existente no mundo para a expansão das redes de telecomunicações, serão apresentados a seguir estudos de cientistas das universidades da Suécia, Estônia e Dinamarca que buscam através de pesquisas de novas tecnologias expandir a capacidade das redes de fibra óptica.


Inovação no Tráfego de Dados

Em virtude de uma demanda acelerada que impulsiona novos desenvolvimentos tecnológicos, cientistas na Suécia e Estônia trabalham para o avanço da tecnologia de transmissão em fibra óptica, buscando aumentar a eficiência, levando os dados a uma maior distância com maior taxa e menor custo.

Em suas pesquisas, os cientistas anunciaram o uso de novas tecnologias de amplificadores de sinal, o que torna possível passar mais do que o total de todo o tráfego de internet por um único condutor de fibra.


Restrições de Transmissão por Fibra

Cabe destacar algumas limitações enfrentadas pelas fibras ópticas, como por exemplo:

Ruído e Distorção do Sinal

O ruído e a distorção do sinal sempre foram problemas enfrentados para a transmissão por fibra tradicional, isto é a principal razão para que a distância e a capacidade de envio de dados sejam restritas usando a tecnologia.

Especialistas acreditam que se o ruído encontrado nos amplificadores usados para ganhar distância e a distorção de sinal inerente à própria fibra pudessem ser eliminados, a utilização da fibra poderia se tornar mais eficiente e oneraria menos sua instalação.

Necessidade de Transporte de Maior Taxa de Transmissão

A fibra podendo transportar mais tráfego em um filamento simples reduzindo o consumo de eletricidade, tornando mais barato o encaminhamento de dados, e consequentemente acompanharia o rápido progresso da internet.

Nas pesquisas da Universidade Técnica de Chalmers, Suécia, e da Universidade de Tecnologia de Tallinn, Estônia, os cientistas conseguiram enviar dados a 4.000 quilômetros (aproximadamente 2.500 milhas) ou aproximadamente a distância aérea entre Los Angeles e Nova Iorque.

Para conseguir enviar estes dados estão sendo usados amplificadores especiais sensíveis à fase que lidam com o ruído e a distorção.

O amplificador especial funciona usando vários pulsos de diferentes cores, muito brilhante, compactados, polarizados e depois formatados em multiplexação por divisão de tempo.

Cientistas da DTU Fotonik, da Universidade Técnica da Dinamarca, tem se concentrado em aumentar a quantidade de dados que a fibra pode carregar, afirmaram que podem mostrar o encaminhamento de 661 terabits por segundo por um filamento de fibra.

Isso é “equivalente a mais do que o tráfego total da Internet hoje”, explica a publicação Nature em um resumo em seu site.

O desenvolvimento das pesquisas possibilitaram análise do cenário da utilização da fibra óptica  que viabiliza o aumento da capacidade de transmissão de dados.

A preocupação com a quantidade de dados sendo gerados globalmente e como transportá-los é o grande motivador para a evolução tecnológica.

As pesquisas em transmissão ópticas pretendem aumentar as distâncias alcançadas com fibras ópticas reduzindo a necessidade de equipamentos repetidores e melhorando a eficiência de equipamentos amplificadores.

A expansão tecnológica da fibra óptica é necessária para aumentar a eficiência e  levar os dados a uma maior distância com maior taxa e menor custo.

Resolvendo as restrições de transmissão por fibra óptica, ela conseguirá   aumentar a quantidade de dados que a fibra pode carregar.

Via “Fiber transmission range leaps to 2,500 miles, and capacity increases”

Autor deste Artigo: Estudante de Engenharia Natália Oliveira, orientada pelo Engenheiro Marcelo Vasconcelos

Compartilhe seu caso, e deixe seu comentário conosco!


Outros Artigos Publicados Sobre Redes de Telecomunicações

Em nosso blog, você pode encontrar diversos outros artigos relacionados com Telecomunicações. Para acessá-los, clique no respectivo título


A Target é Especializada em Projetos de Enlaces Rádio

Projetos de enlaces rádio possuem diversas características técnicas que devem ser considerados e geram uma grande massa de dados que precisam ser gerenciados.

Grandes operadoras de telecomunicações, que possuem milhares de enlaces rádio, assim como empresas em geral, mesmo com uma quantidade menor de enlaces rádio, precisam ter o total controle de seus projetos.

Continuem acompanhando nosso blog para conhecerem mais sobre como gerenciar grandes quantidades de Enlaces Rádio de forma eficiente, reduzindo custos e evitando penalizações por parte dos órgãos reguladores

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *