Pular para o conteúdo principal
Compartilhe:

Introdução

A explosão da demanda de uso da internet, trouxe como consequência direta a necessidade de expansão significativa da capacidade das redes de telecomunicações, e a maior parte dessa expansão é na prática atendida pela expansão das redes de fibra ótica das grandes operadoras e dos provedores regionais de serviços de internet.

Com este crescimento de demanda, um tema ganhou importância fundamental: o compartilhamento de infraestrutura.

O compartilhamento de infraestrutura se dá, na prática, entre as empresas já estabelecidas, como, por exemplo, as empresas de fornecimento de energia elétrica e os provedores de serviços de internet.

Compartilhamento de Infraestrutura

A Legislação Aplicável

O compartilhamento de infraestrutura foi discutido na Resolução Conjunta nº 1, de 24 de novembro de 1999 (Aneel, Anatel e ANP), onde se estabeleceu que a capacidade excedente da infraestrutura de agentes exploradores de serviços públicos de energia elétrica pode ser concedida para o uso de prestadores de serviços de telecomunicações de interesse coletivo.

Para estimular a otimização de recursos e a redução de custos operacionais, além de outros benefícios aos usuários dos serviços prestados, atendendo a regulamentação específica do setor de telecomunicações, a Anatel aprovou, por meio da Resolução 683, de 05 de outubro de 2017, o Regulamento de Compartilhamento de Infraestrutura de Suporte à Prestação de Serviço de Telecomunicações.

Segundo este Regulamento, o compartilhamento de infraestrutura visa estimular a otimização de recursos e a redução de custos operacionais, com o objetivo de beneficiar os usuários dos serviços prestados, atendendo à regulamentação específica do setor de telecomunicações.

Devem ser empreendidos esforços no sentido de evitar a duplicidade de infraestrutura para prestação de serviço, buscando a racionalização no uso de instalações.

O compartilhamento dá-se por meio da utilização da capacidade excedente.

A detentora dimensionará a capacidade excedente, bem como definirá as condições de compartilhamento.

A detentora tem prioridade de uso da infraestrutura.

Principais Termos Utilizados no Regulamento

O Regulamento de Compartilhamento de Infraestrutura de Suporte à Prestação de Serviço de Telecomunicações foi aprovado pela Anatel através da Resolução 683, de 05 de outubro de 2017, e os principais termos utilizados são definidos da seguinte forma:

Capacidade excedente

  • A capacidade excedente é a infraestrutura de suporte instalada e não utilizada, total ou parcialmente, disponível para compartilhamento.

Compartilhamento de infraestrutura

  • O Compartilhamento de infraestrutura é a cessão, a título oneroso, de capacidade excedente da infraestrutura de suporte, para a prestação de serviços de telecomunicações por prestadoras de outros grupos econômicos.

Detentora

  • O termo Detentora se refere a pessoa física ou jurídica que detém, administra ou controla, direta ou indiretamente, uma infraestrutura de suporte.

Infraestrutura de Suporte

  • Define-se como Infraestrutura de suporte todos os meios físicos fixos utilizados para dar suporte a redes de telecomunicações, entre os quais postes, torres, mastros, armários, dutos, condutos, estruturas de superfície e estruturas suspensas.

Linha de Visada

  • A Linha de Visada é a situação de relevo em que não existem obstáculos entre transmissor e receptor no interior da primeira zona de Fresnel.

Rede de telecomunicações

  • Entende-se como Rede de Telecomunicações todo o conjunto operacional contínuo de circuitos e equipamentos, incluindo funções de transmissão, comutação, multiplexação ou quaisquer outras indispensáveis à operação de serviços de telecomunicações.

Solicitante

Nos termos da legislação, Solicitante é definido como a prestadora interessada no compartilhamento de infraestrutura.

tbs banner 3

Regulação da Tarifação

A distribuidora tem o direito a uma tarifa que considerar justa pela disponibilização de espaço em seus postes.

Para evitar tarifas abusivas, a Anatel e a Aneel decidiram em Resolução conjunta publicada em 2014, que o preço de referência para o compartilhamento de espaços em postes seria de R$3,19 por ponto de fixação utilizado, sendo esse o valor comparativo usado para a resolução de conflitos.

Lembrando que essa é apenas uma referência, e não um preço tabelado, com as tarifas variando em torno de 2 a 11 reais, dependendo da distribuidora.


Este artigo não tem como objetivo esgotar a exposição deste tema, nem tampouco de avançar em todos os seus detalhes. Seu objetivo na verdade é fazer uma abordagem introdutória, relacionando os principais instrumentos legais, com seus respectivos links, e que podem ser consultados para um aprofundamento maior.


Autor deste Artigo: Paulo Florêncio, Diretor Comercial da Target Solutions

Se achou útil esse conteúdo, compartilhe.


A Target é Especializada em Softwares para Redes de Telecomunicações

A Target Solutions é uma empresa de Tecnologia da Informação e Comunicação, com foco no fornecimento de produtos, serviços, suporte e soluções de software para planejamento e gestão de redes de telecomunicações e TI.

Criamos e fornecemos soluções inteligentes para o mercado de provedores de internet e planejamento de redes de Telecomunicações, utilizando as tecnologias mais atuais nesse mercado em forte transformação. E com isso, almejamos ser a empresa referência e autoridade técnica em soluções de planejamento de rede de transmissão e inteligência de serviços de rede de banda larga.

Clique aqui para agendar um contato com um de nossos Consultores Especializados.

Target formato linkedin 09


Outros Artigos Publicados

Sobre Regulamentação da Anatel

Sobre Rede de Rádios Micro-ondas

Sobre Rede Fibra Óptica


 

Entre em contato
Compartilhe:

Deixe uma Resposta

Enviar uma mensagem
1
Precisa de ajuda?
Olá! Como podemos ajudá-lo?