Reflectômetro Ótico no Domínio do Tempo (OTDR)

Tempo de leitura: 5 minutos

A explosão da demanda de uso da internet, trouxe como consequência direta a necessidade de expansão significativa da capacidade das redes de telecomunicações, e a maior parte dessa expansão é na prática atendida pela expansão das redes de fibra óptica tanto das grandes operadoras de abrangência nacional, como dos provedores regionais de serviços de internet.

A expansão das redes FTTH (fiber to the home) está aumentando as vendas não apenas de cabos e equipamentos ópticos, mas também de ferramentas capazes de garantir a qualidade da transmissão, como os equipamentos chamados OTDRs, sobre os quais vamos tratar um pouco mais neste artigo.

Reflectômetro Óptico no Domínio do Tempo (OTDR)

No inglês Optical Time-Domain Reflectometer e em português Reflectômetro Óptico no Domínio do Tempo, o OTDR é uma equipamento voltado para a análise da transmissão da fibra óptica.

As medições de OTDR são essenciais para mapear a perda do enlace em relação a distância, sendo este o principal motivo pelo qual os OTDRs são tão utilizados atualmente, e que na prática ajudam na identificação e localização de eventos específicos individuais em um trecho de fibra óptica, que tipicamente consiste em seções de fibra ligadas por conectores e emendas.

O OTDR – Optical Time-Domain Reflectometer garante a qualidade da transmissão da fibra óptica, e certifica o desempenho de novos enlaces de fibra, detectando problemas nos links existentes.

Como Funciona o OTDR

Dependendo do modelo do equipamento, existem diferentes formas de utilização porém é comum encontrar alguns modos de leitura, tais como: leitura automática, leitura média e teste em tempo real.

O funcionamento é baseado no princípio da dispersão de Rayleigh, que trata da dispersão de luz quando ocorre mudança no índice de refração. Quando ocorre esta refração, a luz emitida pelo OTDR é refletida de volta para o equipamento e pelo tempo decorrido, o OTDR calcula o valor da atenuação do cabo óptico. O pulso gerado pelo OTDR se propaga pelo enlace óptico e frações dele são refletidas de volta ao instrumento de teste cada vez que encontra obstáculos à sua propagação pela presença de acopladores ópticos, emendas, conectores ou falhas no enlace ou canal sob teste.

O OTDR determina a resposta da fibra aos pulsos ópticos de teste e apresenta os pontos em que ocorrem as reflexões, apontando como resultados a identificação de componentes, e eventuais falhas no enlace ou canal óptico.

Principais Utilizações do OTDR

As principais utilizações do OTDR são para validação e manutenção da rede óptica.

No momento de implantação de um projeto óptico, pode-se utilizar o OTDR para fazer leitura da rede óptica. Nesta leitura serão demonstradas as perdas das emendas, sendo por fusão ou conectorização, e dos cabos ópticos. Estas perdas devem respeitar o projeto óptico para que a rede assegure estabilidade e confiabilidade.

O OTDR também ajuda na certificação de uma rede óptica, pois pode realizar testes e gerar os relatórios com fibras apagadas.

As Redes Metropolitanas de Grande Extensão

OS OTDRs são especialmente úteis na localização de falhas em enlaces ópticos longos, como nos backbones e redes metropolitanas, com dezenas de quilômetros de comprimento.

Em atividades de manutenção da rede óptica, o OTDR é pode ser utilizado para fazer uma medição exata do local onde há um defeito ou até um rompimento, contribuindo para a precisão da manutenção da rede.

Além disso, ao certificar a rede, o OTDR demanda um índice menor de manutenção, reduzindo o custo operacional do provedor, pois como estará de acordo com o especificado, ela deverá gerar menos retrabalho.


Autor deste Artigo: Paulo Florêncio, Diretor Comercial da Target Solutions

Compartilhe seu caso, e deixe seu comentário conosco!


Edição e Revisão: Paulo Florêncio, Diretor Comercial da Target Solutions (twitter @paulofm)


Artigos Publicados Sobre Telecomunicações

Em nosso blog, você pode encontrar diversos outros artigos relacionados com Telecomunicações. Para acessá-los, clique no respectivo título


A Target é Especializada em Projetos de Enlaces Rádio

Projetos de enlaces rádio possuem diversas características técnicas que devem ser considerados e geram uma grande massa de dados que precisam ser gerenciados.

Grandes operadoras de telecomunicações, que possuem milhares de enlaces rádio, assim como empresas em geral, mesmo com uma quantidade menor de enlaces rádio, precisam ter o total controle de seus projetos.

Clique aqui para agendar um contato com um de nossos Consultores Especializados.

Continuem acompanhando nosso blog para conhecerem mais sobre como gerenciar grandes quantidades de Enlaces Rádio de forma eficiente, reduzindo custos e evitando penalizações por parte dos órgãos reguladores.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *