Pular para o conteúdo principal
Compartilhe:

A explosão da demanda de uso da internet, trouxe como consequência direta a necessidade de expansão significativa da capacidade das redes de telecomunicações, e a maior parte dessa expansão é na prática atendida pela expansão das redes de fibra óptica tanto das grandes operadoras de abrangência nacional, como dos provedores regionais de serviços de internet.

A expansão das redes FTTH (fiber to the home) está aumentando as vendas não apenas de cabos e equipamentos ópticos, mas também de ferramentas capazes de garantir a qualidade da transmissão, como os equipamentos chamados OTDRs, sobre os quais vamos tratar um pouco mais neste artigo.

Reflectômetro Óptico no Domínio do Tempo (OTDR)

No inglês Optical Time-Domain Reflectometer e em português Reflectômetro Óptico no Domínio do Tempo, o OTDR é uma equipamento voltado para a análise da transmissão da fibra óptica.

OTDR 05

As medições de OTDR são essenciais para mapear a perda do enlace em relação a distância, sendo este o principal motivo pelo qual os OTDRs são tão utilizados atualmente, e que na prática ajudam na identificação e localização de eventos específicos individuais em um trecho de fibra óptica, que tipicamente consiste em seções de fibra ligadas por conectores e emendas.

O OTDR – Optical Time-Domain Reflectometer garante a qualidade da transmissão da fibra óptica, e certifica o desempenho de novos enlaces de fibra, detectando problemas nos links existentes.

Como Funciona o OTDR

Dependendo do modelo do equipamento, existem diferentes formas de utilização porém é comum encontrar alguns modos de leitura, tais como: leitura automática, leitura média e teste em tempo real.

O funcionamento é baseado no princípio da dispersão de Rayleigh, que trata da dispersão de luz quando ocorre mudança no índice de refração. Quando ocorre esta refração, a luz emitida pelo OTDR é refletida de volta para o equipamento e pelo tempo decorrido, o OTDR calcula o valor da atenuação do cabo óptico. O pulso gerado pelo OTDR se propaga pelo enlace óptico e frações dele são refletidas de volta ao instrumento de teste cada vez que encontra obstáculos à sua propagação pela presença de acopladores ópticos, emendas, conectores ou falhas no enlace ou canal sob teste.

O OTDR determina a resposta da fibra aos pulsos ópticos de teste e apresenta os pontos em que ocorrem as reflexões, apontando como resultados a identificação de componentes, e eventuais falhas no enlace ou canal óptico.

OTDR 03

Principais Utilizações do OTDR

As principais utilizações do OTDR são para validação e manutenção da rede óptica.

No momento de implantação de um projeto óptico, pode-se utilizar o OTDR para fazer leitura da rede óptica. Nesta leitura serão demonstradas as perdas das emendas, sendo por fusão ou conectorização, e dos cabos ópticos. Estas perdas devem respeitar o projeto óptico para que a rede assegure estabilidade e confiabilidade.

O OTDR também ajuda na certificação de uma rede óptica, pois pode realizar testes e gerar os relatórios com fibras apagadas.

tbs banner 3

OTDR 04

As Redes Metropolitanas de Grande Extensão

OS OTDRs são especialmente úteis na localização de falhas em enlaces ópticos longos, como nos backbones e redes metropolitanas, com dezenas de quilômetros de comprimento.

Em atividades de manutenção da rede óptica, o OTDR é pode ser utilizado para fazer uma medição exata do local onde há um defeito ou até um rompimento, contribuindo para a precisão da manutenção da rede.

Além disso, ao certificar a rede, o OTDR demanda um índice menor de manutenção, reduzindo o custo operacional do provedor, pois como estará de acordo com o especificado, ela deverá gerar menos retrabalho.


Autor deste Artigo: Paulo Florêncio, Diretor Comercial da Target Solutions

Se achou útil esse conteúdo, compartilhe.


A Target é Especializada em Softwares para Redes de Telecomunicações

A Target Solutions é uma empresa de Tecnologia da Informação e Comunicação, com foco no fornecimento de produtos, serviços, suporte e soluções de software para planejamento e gestão de redes de telecomunicações e TI.

Criamos e fornecemos soluções inteligentes para o mercado de provedores de internet e planejamento de redes de Telecomunicações, utilizando as tecnologias mais atuais nesse mercado em forte transformação. E com isso, almejamos ser a empresa referência e autoridade técnica em soluções de planejamento de rede de transmissão e inteligência de serviços de rede de banda larga.

Clique aqui para agendar um contato com um de nossos Consultores Especializados.

Target formato linkedin 09


Outros Artigos Publicados

Sobre Regulamentação da Anatel

Sobre Rede de Rádios Micro-ondas

Sobre Rede Fibra Óptica


 

Entre em contato
Compartilhe:

Deixe uma Resposta

Enviar uma mensagem
1
Precisa de ajuda?
Olá! Como podemos ajudá-lo?