Pular para o conteúdo principal
Compartilhe:

Nova Parceria da Target para Soluções de Backup

A Target Solutions vem informar que, mais uma vez, uma importante parceria com uma grande multinacional foi consumada.

Há pouco tempo atrás, anunciamos a parceria Target Solutions e Stromasys para a área de Server Legacy Emulation (clique e saiba mais).

Agora, anunciamos que a empresa Bacula, responsável pelo software de backup de servidores mais popular do Brasil, segundo o Google Trends, também se junta ao nosso time de parceiros.

A empresa conta com mais de 2 milhões de clientes de backup em produção no mundo, protegendo bancos e sistemas de missão crítica.

O Bacula é um software que possibilita o administrador de sistema gerenciar backup, restauração e verificação dos dados de computadores em uma rede de sistemas mistos.

Devido a sua flexibilidade, o Bacula é considerado um framework de backup, podendo ser implementado nas mais diferentes estruturas corporativas.

Um importante fato sobre a solução é a economia, existindo casos em que foram evidenciados cerca de 77% de economia em relação ao licenciamento (veja o video sobre a solução).

Neste artigo, será feita uma  apresentação do software Bacula, onde serão levantadas questões como o que é a solução de backup Bacula, para quem essa solução é indicada e um overview sobre a empresa.

artigo 02 imagem 1

Figura 01 – representa a produção exponencial de dados pelos usuários


O que é Bacula?

O Bacula é um conjunto de programas de computador que permite ao administrador do sistema gerenciar backup, recuperação e verificação de dados em uma rede de computadores de diferentes tipos.

Também pode ser executado inteiramente em um único computador e pode fazer backup para vários tipos de mídia, incluindo fita e disco.

Em termos técnicos, é um programa de backup baseado em cliente / servidor de rede.

O Bacula é relativamente fácil de usar e eficiente, oferecendo vários recursos avançados de gerenciamento de armazenamento que facilitam a localização e a recuperação de arquivos perdidos ou danificados.

Devido ao seu design modular, o Bacula é escalável de pequenos sistemas de computadores individuais a sistemas que consistem em centenas de computadores localizados em uma grande rede.

Além disso, o Bacula pode ser uma parte importante de um sistema de recuperação de desastres, pois pode atuar como um componente central deste sistema.

Vale deixar claro, que o Bacula é um programa de backup, restauração e verificação e não um sistema completo de recuperação de desastres.

artigo 02 imagem 2

Figura 02 – o Bacula é um programa de backup, restauração e verificação


Quem Precisa do Bacula?

A solução Bacula é indicada em casos em que é necessário um programa de backup que permita gravar em vários volumes, ou seja, não é limitado pela capacidade de sua unidade de fita.

Além disso, um grande número de usuários do Bacula relatam que o software é mais simples de configurar e usar do que outros programas equivalentes.

Casos em que o usuário utilize um programa como tar, dump ou bru para fazer backup dos dados do seu computador e deseja uma solução de rede, mais flexibilidade ou serviços de catálogo, o Bacula provavelmente fornecerá os recursos adicionais desejados.

tbs banner 3

No entanto, casos em que o usuário é inexperiente em sistemas Unix ou não tem experiência de compensação com um pacote de backup sofisticado, não é recomendado o seu uso, pois é muito mais difícil de configurar e usar do que o tar ou o dump.

Também não é indicado para situações que o usuário necessita que o Bacula se comporte como programas simples, como é o caso dos mencionados acima (tar, dump, bru), e escreva sobre qualquer fita que você tenha colocado na unidade.

O Bacula é projetado para proteger seus dados seguindo as regras que o usuário especifica, ou seja, isso significa reutilizar uma fita apenas como último recurso.

Existe a opção de “forçar”  a escrever sobre qualquer fita na unidade, porém é mais fácil e eficiente usar um programa mais simples para esse tipo de operação.

Se, atualmente, você está usando um pacote comercial sofisticado como o Legato Networker, ARCserveIT, Arkeia ou PerfectBackup+, o Bacula pode surgir como uma excelente alternativa, pois fornece muitos dos mesmos recursos e é um software livre, disponível sob a licença de software GNU Versão 2.


Sobre a Bacula

A Bacula é uma desenvolvedora exclusiva de software de backup e recuperação de dados desde 2008.

A empresa possui sede na Suíça garantindo, dessa forma, neutralidade e inviolabilidade dos dados.

Dispõe também de escritórios próprios e distribuidores nos EUA, Europa, Japão e Brasil.

Como abordado no início do artigo, possui mais de 2 milhões de clientes de backup em produção no mundo, provando ser uma solução confiável, altamente recomendável e eficiente.

No Brasil, o distribuidor exclusivo da Bacula Systems é a Bacula do Brasil, sendo responsável por nacionalizar licenças e serviços.

Tem sede em Brasília e apresenta diversos representantes em outras cidades, como é o caso da Target Solutions, contando com equipes especializadas e certificadas pelo desenvolvedor.

artigo 03 imagem 03


A Importância de Soluções Competitivas

Com isso, fica evidenciado que a solução Bacula representa uma excelente alternativa de backup, restauração e verificação de dados, sendo uma solução escalável, de fácil uso, eficiente e econômica.

A Target Solutions considera bastante estratégica esta parceria com a Bacula visto que cada vez mais a rotina de uma empresa acaba gerando uma gama gigante de dados e informações importantes.

Assim, o investimento para a criação e a manutenção de uma rotina de backup eficiente é algo imprescindível atualmente.

imagem corpo do artigo 08


Autor deste Artigo: Estudante de Engenharia Thiago Castro, orientado pelo Engenheiro Marcelo Vasconcelos

Edição e Revisão: Paulo Florêncio, Diretor Comercial da Target Solutions

Compartilhe seu caso, e deixe seu comentário conosco!

Entre em contato
Compartilhe:

Deixe uma Resposta

Enviar uma mensagem
1
Precisa de ajuda?
Olá! Como podemos ajudá-lo?