Pular para o conteúdo principal
Compartilhe:

Em 2025, sendo liderado pelos países desenvolvidos da Ásia e pela América do Norte, que alcançarão quase metade de suas conexões móveis operando nas redes 5G, o mundo alcançará 1,8 bilhão de conexões utilizando a tecnologia 5G.

tbs banner 3

Para que essa implementação seja realmente abrangente, entretanto, é necessário aumentos significativos na capacidade da infraestrutura das redes de telecomunicações, e por isso muitas operadoras precisam investir (e estão fazendo isso) muito dinheiro para que a adoção do 5G se torne realidade.

Este artigo mostra o atual estágio de desenvolvimento e implantação das redes 5G nas diversas regiões do mundo, baseado em dados do site Visualcapitalist. E no final do artigo, apresentamos um Infográfico, feito pela Raconteur, que demonstra de uma maneira bem interessante onde estamos no roteiro da implantação da tecnologia 5G no mundo.


Lançamentos Comerciais de Redes 5G

Desde os primórdios das redes sem fio até chegarmos na Internet das Coisas, ultrapassamos três gerações de redes sem fio.

Se quiser saber mais sobre a evolução das gerações e como as velocidades da comunicação sem fio explodira, em apenas 40 anos, acesso este outro artigo de nosso Blog: A Revolução 5G: O Verdadeiro Salto para a Era Digital.

Agora, com a tecnologia 5G, estamos entrando em um ponto de inflexão.

As redes 5G são as únicas que exigem dispositivos feitos exclusivamente para funcionar com a esta tecnologia, ao contrário das gerações anteriores, quando os dispositivos poderiam simplesmente fazer a troca entre as redes disponíveis.

Além disso, no caso da tecnologia 5G, as operadoras precisam investir em infraestrutura para otimizar o acesso e para suportar a alta densidade dos dispositivos que a utilizam.

À medida que mais operadoras disponibilizam a tecnologia, a realidade parece se aproximar da adoção mais abrangente, conforme demonstram os números de todo o mundo, em meados de setembro de 2020:

  • 397 operadoras estão investindo em redes 5G de banda larga fixa ou móvel;
  • 118 operadoras anunciaram a implantação de 5G em suas redes em operação;
  • 96 operadoras anunciaram o lançamento do serviço 5G 3GPP

As principais operadoras de telefonia no mundo (da Vodafone à Verizon) e empresas de tecnologia, como Microsoft, Cisco, e muitas outras estão por trás da aceleração dessa mudança.


Conexões Móveis de Diversas Gerações Tecnológicas, por Região

Como destaca a Cisco, em seu relatório Cisco Annual Internet Report (2018–2023), ainda há mais espaço para crescer.

Em 2023, a América do Norte terá a maior participação de redes 5G, com 17% na região.

Enquanto isso, o Oriente Médio e a África poderão ter o maior atraso, com 73% da região ainda operando em redes 3G, ou menos, em 2023.

Vejam os dados estimados por Região na Tabela 01 abaixo:

Conexões Móveis de Diversas Gerações Tecnológicas, por Região

Tabela 01 – Conexões Móveis de Diversas Gerações Tecnológicas, por Região


A Necessidade de Mais Velocidade

À medida que o número de redes 5G aumenta, haverá um aumento inegável nas velocidades de banda larga fixa e móvel (Mbps) em todas as regiões até 2023.

Em particular, a região da Ásia terá as velocidades de banda larga fixa mais rápidas de 157 Mbps, enquanto a Europa Ocidental liderará com 62 Mbps no celular, já a América Latina ficará bem abaixo da média mundial, como apresentado abaixo na Tabela 02:

Demanda por Velocidade das Redes

Tabela 02 – Demanda por Velocidade das Redes

Velocidades mais rápidas e uma menor latência são fatores que catapultam a promessa das redes 5G de viabilizar transformações em setores inteiros, da manufatura à saúde, como é apresentado neste outro artigo de nosso Blog: A Revolução 5G: O Verdadeiro Salto para a Era Digital.


Infográfico: Roteiro da Implantação da Tecnologia 5G no Mundo

onde estamos no roteiro da implantação da tecnologia 5G no mundo

Infográfico 01 – Feito pela Raconteur, demonstra onde estamos no roteiro da implantação do 5G no mundo


Este artigo foi escrito com base em dados do site Visualcapitalist, e não tem como objetivo esgotar a exposição deste tema, nem tampouco de avançar em todos os seus detalhes. Seu objetivo é trazer uma abordagem introdutória, que posteriormente ser complementados por novos artigos com maior aprofundamento.


Autor deste Artigo: Paulo Florêncio, Diretor Comercial da Target Solutions

Compartilhe seu caso, e deixe seu comentário conosco!


A Target é Especializada em Softwares para Redes de Telecomunicações

A Target Solutions é uma empresa de Tecnologia da Informação e Comunicação, com foco no fornecimento de produtos, serviços, suporte e soluções de software para planejamento e gestão de redes de telecomunicações e TI.

Criamos e fornecemos soluções inteligentes para o mercado de provedores de internet e planejamento de redes de Telecomunicações, utilizando as tecnologias mais atuais nesse mercado em forte transformação.

E com isso, almejamos ser a empresa referência e autoridade técnica em soluções de planejamento de rede de transmissão e inteligência de serviços de rede de banda larga.

Clique aqui para agendar um contato com um de nossos Consultores Especializados.

Target formato linkedin 09


Outros Artigos Publicados

Sobre Regulamentação da Anatel

Sobre Rede de Rádios Micro-ondas

Sobre Rede Fibra Óptica


Entre em contato
Compartilhe:

Deixe uma Resposta

Enviar uma mensagem
1
Precisa de ajuda?
Olá! Como podemos ajudá-lo?